Viver Bem

Casa sustentável gera economia e preserva o meio ambiente

Ação é uma tendência cada vez mais forte e vem se fazendo mais presente nas novas construções civis

Especial de Conteúdo


Oferecimento
Ter uma casa própria é o sonho da maioria da população brasileira. Construí-la do jeitinho que sonhou, então, é como música para os ouvidos. Para quem vai unir os dois sonhos, a dica é adotar critérios de sustentabilidade! A ação é uma tendência cada vez mais forte e vem se fazendo mais presente nas novas construções civis.

O meio ambiente, que antes era coadjuvante nas construções, agora ganha papel de destaque. O conceito de sustentabilidade oferece uma gama diversificada de possibilidades de implantação e pode ser adotado com simples atitudes no dia a dia, como coleta seletiva de lixo ou reutilização de água da chuva.
Painéis solares para a geração de energia é uma das opções para se ter uma casa sustentável
A utilização de recursos como painéis solares para geração de energia, madeira reciclada ou o telhado verde – técnica usada para a impermeabilização - são outras opções que podem ser levadas em conta na hora de construir uma casa com o olhar da sustentabilidade. As casas sustentáveis são uma alternativa de moradia que, além de gerar mais economia financeira, provocam menos impactos ao meio ambiente, durante a sua construção e depois dela também.

A primeira casa sustentável da América Latina está justamente em um dos empreendimentos Alphaville. No condomínio Alphaville D. Pedro I, em Campinas, o dono de uma das propriedades construiu sua casa baseado na sustentabilidade.

Para isso, foi feito o gerenciamento da drenagem das águas pluviais, uso de torneiras de fechamento automático, escolha de paisagismo que privilegia espécies nativas, instalação de placas de aquecimento solar, uso de madeira certificada, medidor de CO2 e paredes estruturais com EPS. A obra ganhou o certificado de primeira casa 100% sustentável da América Latina, o selo LEED for Homes, criado em 1998 pela USGBC (U.S. Green Building Council) para edificações sustentáveis.

CONSTRUINDO UMA CASA SUSTENTÁVEL
O conceito de uma casa sustentável abrange uma gama de ideias que vão desde construções e arquitetura sustentáveis, até a melhor aplicação de processos de baixo consumo energético, passando por materiais reaproveitados e outras técnicas que geram pouco impacto na natureza.

Uma das principais características das casas sustentáveis, inclusive, é o tipo de material com que elas são construídas. Um exemplo disso é que os tijolos que seriam usados em uma casa convencional são substituídos por tijolos de solo-cimento. Lâmpadas fluorescentes nesse tipo de construção também são indispensáveis, já que duram por mais tempo e consomem cerca de 80% menos energia que as incandescentes.

O melhor de tudo é que os custos para construir uma casa dessas é praticamente igual ao de uma casa erguida pelos métodos tradicionais. Alguns métodos implantados nas casas “ecologicamente corretas” podem até trazer um custo inicial mais alto, porém, a médio prazo, tendem a gerar mais economia que as casas convencionais. Como é o caso, por exemplo, do sistema de aquecimento solar.

Esses métodos incluem implantar sistemas e funções que otimizassem a relação da casa com o meio ambiente, fazer um gerenciamento da drenagem das águas pluviais, utilizar torneiras de fechamento automático, escolher um paisagismo que privilegia espécies nativas, instalar placas de aquecimento solar, além do uso de madeira certificada, medidor de CO2 e paredes estruturais com EPS.

Para saber mais sobre como construir uma casa sustentável confira aqui.

CONDOMÍNIOS SUSTENTÁVEIS
Todas essas medidas aplicadas individualmente em residências podem também ser utilizadas em condomínios para preservação e manutenção do verde e, consequentemente, para a redução de custos. Instalação de lâmpadas de led, sensores de CO2 em áreas de grande concentração de pessoas e a utilização de produtos de limpeza biodegradáveis são outras soluções eficazes e que garantem uma boa economia para os condomínios.

Empreendimentos como o Alphaville Litoral Norte, por exemplo, também contribuem com a sustentabilidade através da preservação das áreas verdes de seu entorno, que incluem remanescentes de Mata Atlântica e importantes espécies nativas.

Para transformar sua casa em uma casa sustentável, um dos primeiros passos é substituir as lâmpadas comuns pelas de LED.
MEDIDAS PARA UMA CASA SUSTENTÁVEL:
– Racionalização no consumo da água: implantação de medidas de consumo racional, como torneiras e válvulas de descargas eficientes e controle de consumo por área (sanitários, pias, etc.);

– Redução do consumo de energia, através da substituição de lâmpadas comuns pelas de LED e instalação de painéis solares para aquecer a água;

– Implantação uma política de reciclagem de lixo, com separação, armazenamento e coleta de quaisquer tipos de recicláveis;

- Separação do óleo de cozinha e descarte em local próprio para a coleta, evitando assim que a substância contamine a água;

- Inserção de um sistema térmico que vise a diminuição do uso de ar condicionado,

- Uso de jardins com plantio de árvores, se possível.

Quer saber mais sobre a Alphaville Urbanismo? É só acessar o blog e ficar por dentro de tudo que envolve esse assunto!