Viver Bem

Casas são locais ideais para cultivo de hortas

Além de ser uma terapia, a horta é um estímulo ideal para você ter uma alimentação orgânica e rica em nutrientes

Especial de Conteúdo


Oferecimento
Um dos pontos altos de morar em uma casa é contar com uma área externa para o lazer. O que muita gente não imagina, é que o espaço pode ser utilizado também para a prática de hábitos saudáveis, como criar uma horta. Além de ser uma terapia, a horta é um estímulo ideal para você ter uma alimentação orgânica e rica em nutrientes.
Além de decorar a parte externa da casa, a horta permite à família uma alimentação mais saudável
Ao cultivar hortaliças, frutas e temperos, é possível ingerir alimentos frescos e orgânicos, recém-colhidos do pé. Substituir as opções industrializadas ou de origem desconhecida pelos alimentos da sua horta vai com certeza representar um salto de qualidade na sua saúde, que estará livre de conservantes e/ou agrotóxicos.

Sendo assim, ir ao mercado comprar legumes, frutas e verduras ficará no passado. Ver os vegetais crescendo em casa e saber que foi você mesmo quem plantou fará com que os alimentos tenham um sabor ainda mais especial. Além da questão financeira. Ao plantar seus próprios alimentos, é possível fazer uma boa economia no orçamento mensal.

Mas, para que tudo isso seja possível, é preciso ter um espaço na sua casa adaptado ao cultivo. O primeiro passo para essa mudança é separar um local específico para o plantio.

COMO PREPARAR SUA HORTA
Na hora de escolher o melhor modo de criar a sua horta, leve em consideração o seu espaço e as espécies que deseja cultivar. Algumas formas de cultivar as plantas são:

Direto na terra: nessa forma mais tradicional as sementes ou mudas são plantadas direto na terra. Modelo ideal para plantio no jardim.

Vasos: essas são alternativas mais práticas para quem vai montar a horta mais perto da cozinha. Existem várias opções de tamanhos, materiais, formatos e cores.
Embalagens recicladas: garrafas pet, latas de refrigerante ou alimentos, pneus e potes de vidro são alternativas baratas e sustentáveis.

Floreiras:  as floreiras são compactas e ótimas para criar uma horta em qualquer lugar.
Caixas de madeira:  caixotes de madeira e palets são boas escolhas para quem quer economizar.

O QUE PLANTAR
Escolher o que plantar não é uma tarefa fácil, mas, também não é nada de outro mundo. Você pode começar com temperos e hortaliças, que tem um cultivo mais fácil, e depois ampliar a horta para os legumes e verduras, como:

- Alface
- Cebolinha
- Salsa
- Manjericão
- Hortelã
- Alecrim
- Pimenta
- Orégano
- Espinafre

A horta pode ser organizada de diversas maneiras no jardim
COMO CUIDAR
Para aproveitar o seu plantio da melhor forma, é preciso estar atento a alguns fatores.

- Iluminação
Escolha o local mais arejado e iluminado da casa. Se o sol nesse local for maior pela manhã, melhor ainda! A luz do sol é indispensável para que a planta sobreviva, ou seja, plantar em locais escuros ou com iluminação artificial nem pensar. Vale lembrar também que a posição do sol muda e a horta precisa acompanhar a claridade.

- Preparando a terra
A preparação do solo é o ponto-chave de qualquer plantio. O solo de uma horta precisa ser rico em nutrientes e matéria orgânica. Sem isso as plantas não irão crescer com saúde e, consequentemente, não darão hortaliças de qualidade. Para evitar esse problema você mesmo pode preparar sua terra ou optar por comprar em lojas especializadas.

- Irrigação
A irrigação é outro ponto importante no cultivo de uma horta e a quantidade de água pode fazer toda a diferença no desenvolvimento das hortaliças. Afinal, não é novidade que o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes. Para evitar que a água fique acumulada, opte por vasos com furos no fundo.

A primeira dica para verificar a necessidade de água é observar o aspecto da planta. Folhas amareladas, secas ou caídas indicam sinais de falta de água. O segundo método de verificação bastante comum e eficaz é inserir o dedo no solo: se ao retirar ele estiver seco, é hora de molhar a terra.

- Colheita
O tempo para colher varia de acordo com os vegetais ou plantas. Até a época do ano pode interferir nesse aspecto também. Para não se perder e errar o tempo da colheita, o ideal é prestar atenção na hora do plantio. As sementes compradas em pacotes, por exemplo, vêm com a previsão de colheita indicada na embalagem.

- Hortas Verticais
As hortas verticais são uma boa ideia para quem não tem muito espaço, mas ainda assim quer manter o verde na casa.

Para fazer a horta, é preciso ficar atento a três fatores: o sol, estrutura resistente e disponibilidade para cuidar das plantas. Ficou interessado? Confira todo o passo a passo aqui.

Gostou do assunto? Isso e muito mais você encontra no blog Alphaville, clicando aqui.