Gastronomia

Chefs ensinam suas receitas preferidas que levam milho

Tem opção salgada, doce, quente, geladinha, assado e até como um refresco

Lívia Breves, de Agência O Globo

Do mais básico, com manteiga derretida e sal, ao mais incrementado, com trufas e que tais, o milho é aquele tipo de sabor que sempre traz à tona uma lembrança boa, uma receita de família e até uma vontade de inventar uma experiência na cozinha sem ter muito trabalho.

É um ingrediente certeiro, que pode virar um bolo que espalha um aroma gostoso pela casa, uma sopa que esquenta uma noite fria ou aquela pipoca para comer no sofá. Sem falar nas pamonhas, curais e outros pratos tradicionais em tempos juninos. Tudo pá-pum. Para a chef Morena Leite, do Capim Santo, o milho é o curinga da cozinha."Amo em todas as versões. O milho cozido da praia, a sopinha da minha avó, do curau e da pamonha"

RECEITAS
Milho à cubana apimentado

Ingredientes:

6 espigas de milho

1/4 xícara de maionese

3 colheres de sopa de creme de leite

1/4 colher de chá de cominho em pó

Pitada de sal

Queijo parmesão ralado

Pimenta ralada na hora

Fatias de limão

Modo de fazer:
Cozinhe o milho por aproximadamente 20 minutos ou até que os grãos fiquem macios. Depois, leve as espigas para a grelha da churrasqueira. Vá deixando-as grelhar, girando-as, sem torrar. Faça um molho com a maionese, o creme de leite, o cominho e o sal. Envolva as espigas nesse molho, enrole-as no queijo ralado e salpique a pimenta. Depois, embale-as no papel alumínio e leve as espigas novamente para a grelha por 3 minutos. Sirva com as fatias de limão.

Bolo de milho assado na palha

Ingredientes:

200g de milho em grãos

200g de leite condensado

4 ovos

450g de margarina

150g de coco ralado

70g de fermento

100g de leite de coco

Palha de milho

Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma massa consistente. Asse em banho maria por 50 minutos a 180°.

Chicha morada refrescante

Ingredientes:

4l de água

1kg de milho roxo

1 pão de canela

5 cravos da índia

2 maçãs

2 rodelas de abacaxi

Modo de fazer:
Ferver por 1 hora a fogo médio. Deixar esfriar e acrescentar açúcar e suco de limão a gosto. Servir com bastante gelo.

Brigadeiro de milho

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 lata de milho verde

50g de coco ralado

1 colher de sopa de margarina sem sal


Modo de fazer: Bata no liquidificador o leite condensado, o milho verde escorrido e o coco ralado. Leve a mistura ao fogo com a margarina. Mexa até desprender da panela ou até obter o ponto de brigadeiro normal. Depois, deixe esfriar. Modele os brigadeiros e passe no coco ralado.

Pamonha com leite de coco

Ingredientes:

10 espigas de milho

1 litro de leite

1 litro de leite de coco

2 xícaras de chá de açúcar

1 colher de sopa de manteiga

Canela em pó para polvilhar

Modo de fazer:
Com um faca afiada, retire os grãos da espiga de milho e bata no liquidificador com o leite e o leite de coco por 5 minutos. Passe por uma peneira e transfira para uma panela. Adicione o açúcar e a manteiga e leve ao fogo médio, mexendo por dez minutos, após levantar fervura ou até engrossar. Divida entre panelinhas individuais, deixe esfriar, polvilhe com canela e sirva.