Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Chevrolet suspende vendas e convoca recall do Onix; entenda

Dois carros já pegaram fogo: um no pátio da fábrica e outro em uma rodovia

Redação iBahia • 06/11/2019 às 17:09 • Atualizada em 26/08/2022 às 19:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A General Motors suspendeu por tempo indeterminado as entregas do novo Onix Plus (sedã) para toda a rede de concessionárias Chevrolet. O motivo é risco de incêndio, o que já levou a marca a convocar um recall para o carro.

Lançado em setembro, o Onix Plus rapidamente se tornou o sedã mais vendido no mercado brasileiro: só em outubro, 7.140 unidades foram emplacadas.

Quase dois meses depois de chegar ao mercado, o Onix Plus já teve dois casos de incêndio confirmados. O primeiro foi em setembro, no pátio da própria fábrica, em Gravataí (RS). O segundo, já nas mãos de um proprietário, Kleiton James, no final de outubro, na cidade de Mirador, no Maranhão.

Foto: Kleiton James / reprodução

O motivo para os incêndios? Um comunicado oficial da GM diz que, "em condições muito específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, condições combinadas pouco prováveis, o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos (luz do motor)".

Para consertar o defeito, a GM atualizará o software de gerenciamento do motor. Isso, segundo a fábrica, elimina o risco. A marca diz em sua nota, ainda, que "a fim de minimizar o impacto aos clientes", vai disponibilizar um veículo alugado "pelo tempo necessário".

Abaixo, o comunicado oficial da General Motors:

A General Motors tem como prioridade a segurança dos seus clientes. Por isso, informa que está prontamente convocando os proprietários do Onix Plus modelo 2020 entregues até então para atualização do software de gerenciamento do motor.

Em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.

Os proprietários dos modelos envolvidos serão chamados a comparecer a uma concessionária Chevrolet para realizar de forma gratuita o serviço.

Destacamos que o incidente anterior, ocorrido no pátio da fábrica de Gravataí em setembro, foi um caso isolado provocado por um fator que não tinha relação com o projeto do veículo.

O agendamento estará disponível em toda a Rede Chevrolet e na Central de Relacionamento Chevrolet pelo 0800-702-4200 assim que a atualização de software estiver disponível.

Todos os proprietários de Onix Plus devem levar seus veículos até a Concessionária Chevrolet de sua preferência. A GM disponibilizará para todos os clientes um veículo reserva alugado até que o procedimento de atualização do software em seu veículo seja efetuado.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias