Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Cinco atividades para entreter as crianças longe dos eletrônicos

De acordo com a UnB, apenas 11,4% dos pequenos têm dispositivos como favoritos

Redação iBahia • 13/04/2020 às 12:56 • Atualizada em 29/08/2022 às 1:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Pode acreditar, é verdade: a chance de ter o mundo inteiro na ponta dos dedos não é tão apreciada pelas crianças quanto uma brincadeira ao ar livre. Uma pesquisa da UnB realizada recentemente mostrou que 70% dos pequenos preferem brincadeiras tradicionais e esportivas, e apenas 11,4% têm os eletrônicos como favoritos.

Foto: Divulgação

Com tantos dias de quarentena, em algum momento a lista de brincadeiras se esgota e o tédio pode tomar o espaço da diversão. Para que as crianças fiquem entretidas, listamos cinco atividades que vão mantê-las longe dos dispositivos tecnológicos e proporcionar bons momentos.

Slime

A geleca que faz sucesso no Instagram e no YouTube pode reter a atenção de seu filho por um bom tempo. Se funciona nas redes, melhor ainda é ter a própria experiência.

Existem diversos modelos de slime: com glitter, com textura de neve e até as que se parecem com teia de aranha quando esticadas.

Com tantos tipos da geleca, as receitas também variam. Uma das mais básicas leva 50g de cola branca, 37g de cola transparente, duas colheres (sopa) de amido de milho, corante alimentício, espuma de barbear, 10 ml de água boricada e uma colher (chá) de bicarbonato de sódio.

Depois de feita, a geleca pode apresentar algumas alterações na textura. Se ficar dura, é só adicionar um pouco de creme dental. Se errar a quantidade e deixar o slime grudento, adicione creme de barbear, que também serve para dar a textura ideal.

Jogos de Tabuleiro

Esses formatos de jogos podem manter as crianças interessadas e focadas em vencer. Títulos que os pais já conhecem são boas apostas, como War, Imagem e Ação, Jogo da Vida e Banco Imobiliário. Por trás da diversão estão as lições dessas brincadeiras, como estratégia, consciência corporal, criatividade e educação financeira.

Stop

Adedanha, adedonha ou stop. O verdadeiro nome da brincadeira só não gera tanta polêmica quando o desenvolvimento dela. Questões como “gelo é cor?”, “tomate é fruta?” e “parede é objeto?” vão render boas risadas durante a atividade, que deve ser feita por pelo menos duas pessoas.

Atividades no quintal de casa

Aproveite o tempo em casa para ensiná-las novas atividades, como andar de bicicleta, over board, skate ou patins, dentro da própria casa, se tiver espaço, claro. São muitos esportes para aprender, e um deles pode despertar o interesse do seu filho.

Colorir

Proposta de material é o que não falta para as crianças pintarem nessas férias. Vale um livro de colorir, tecido ou uma superfície com azulejo para usar tinta guache.

Se quiser delimitar o espaço e ainda facilitar a limpeza, é só colocar o pequeno no box do banheiro para pintar o chão e as paredes da cor que quiser. O figurino do artista são os pais que escolhem: pode ser uma roupa mais antiga ou trajes de banho.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias