Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Cinco dicas para seu home office ser mais produtivo

Para que o home office seja produtivo é necessário muita maturidade e responsabilidade do colaborador

Redação iBahia • 16/03/2020 às 15:30 • Atualizada em 31/08/2022 às 14:14 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As empresas têm dado maior atenção aos seus colaboradores. Programas para melhorar a qualidade de vida são oferecidos e incentivados aos funcionários. Dentre inúmeros programas (frutas no escritório, ginástica laboral, massagem rápida, incentivos à prática de esportes, políticas de horário flexível, palestras e etc.) abordaremos neste post as características do home office, uma política que tem crescido e se consolidado em determinados negócios.

Trabalhar de casa, se bem aproveitado, pode gerar muitas vantagens ao profissional como reduzir seu tempo de deslocamento de casa para o trabalho, estar mais próximo da família em caso de necessidade e ter mais liberdade para desempenhar suas atividades. Porém, existe o outro lado. Para que o home office seja produtivo é necessário muita maturidade e responsabilidade do colaborador, visto que, em casa, é muito fácil se distrair, se envolver com outras atividades domésticas e, ao final do dia, não concluir todas as atividades planejadas.

Foto: reprodução

Sendo assim, abordarei algumas dicas para que você possa superar estes desafios e tirar o melhor proveito de se trabalhar em casa:

#1 Aproveite o tempo extra

Como comentei anteriormente, o home office gera um grande ganho de tempo. Em São Paulo, por exemplo, é comum os profissionais perderem de duas a quatro horas por dia, trancafiados em seus carros ou no transporte público, no trajeto de casa ao trabalho. Portanto, aproveite este tempo extra para tomar um bom café da manhã, um banho relaxante, conversar com sua família e amigos e etc. Estas atividades trarão mais qualidade de vida e, assim, você conseguirá ser mais produtivo no tempo dedicado exclusivamente a trabalhar.

#2 Prepare-se para o trabalho
Trabalhar em casa pode ser um desafio até mesmo para nosso cérebro. Ele está acostumado a associar nossa casa a situações de conforto, diversão, socialização, entre outros. Por isso, é importante você mostrar para sua mente que durante as próximas oito horas você estará trabalhando, apesar de estar em casa. Esta preparação consiste em você se arrumar como geralmente faz para ir trabalhar: vestir-se adequadamente, fazer a barba ou maquiar-se.

#3 Evite distrações
Nossas casas são ambientes preparados para nos distrair. Televisão e telefone fixo devem ser evitados ao máximo. De preferência escolha um ambiente que não possua estes aparelhos. Se houver mais alguma pessoa em sua casa oriente-a para só te interromper em caso de emergência, delegando a ela atividades como atender ao telefone, interfone ou campainha.

#5 Gerencie o uso do seu tempo com cuidado
Ao fazer home office precisamos ser mais criteriosos com as atividades que precisamos concluir e manter o foco. Por isso, antes de iniciar seu trabalho liste as tarefas mais importantes que deve finalizar no dia. Dedique períodos de até 50 minutos para desempenhar cada atividade. Após este período, descanse 10 minutos e, se necessário, retome a atividade por mais 50 minutos. Diferentemente dos computadores, somos seres monotarefa e focar em uma atividade de cada vez é a melhor forma de aumentar sua produtividade.

Leia mais:



#6 Mantenha os relacionamentos com os colegas do trabalho
Uma consequência natural de trabalharmos remotamente é a distância de nossa equipe, subordinados, pares e líderes. E este afastamento não é saudável, afinal você é parte de uma engrenagem que está funcionando e deve ser percebido como tal por todas as pessoas que trabalham com você. Além disso, é fundamental interagir com pessoas no trabalho. Relacionar-se faz parte da natureza humana. Portanto, entre em contato com sua equipe ao longo dia para obter ou fornecer orientações, tirar dúvidas ou acompanhar as tarefas.

Da próxima vez que for trabalhar de casa, reflita sobre os pontos acima! Eles podem fazer a diferença para você entregar um excelente trabalho e com toda a qualidade de vida que desejava.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento