Empreendedorismo

Cinco livros para renovar seu espírito empreendedor

"O espírito empreendedor, para se manter vivo e alerta, precisa ser alimentado", analisa o empresário Alexandre Velilla

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)


O empreendedorismo vai muito além da abertura de um negócio. Trata-se de um estado de espírito, um modo de enxergar a vida e de ser movido por desafios e conquista de objetivos. Para entrar nessa "vibe", Alexandre Velilla, empresário e CEO do CEL.LEP, aconselha assistir filmes, palestras, cursos e ler livros sobre o segmento.

"O espírito empreendedor, para se manter vivo e alerta, precisa ser alimentado. É preciso renovar os conhecimentos através de leituras que fortaleçam o senso crítico, gere insights e o mantenha motivado para uma jornada que, como sabemos, tem seus inúmeros obstáculos e momentos de dúvida”, analisa Alexandre Velilla. O empresário listou cinco livros que vão ajudar as pessoas a renovarem seu espírito empreendedor. Confira: 

1. Foco, de Daniel Goleman

Alexandre inicia a lista com um livro que considera um clássico. Foco, de Daniel Goleman, célebre psicólogo, jornalista científico e PhD em Harvard (universidade onde lecionou por mais de 10 anos), que difundiu o conceito de inteligência emocional. “Goleman mostra como a capacidade de concentração, objetividade e foco em seus objetivos é determinante para o sucesso – sobretudo no contexto social contemporâneo, com alto volume de informações que precisamos encarar com grande filtro caso queiramos conquistar e realizar grandes feitos”, explica. 

2. De zero a um, de Peter Thiel

“Ao longo dos últimos anos, tenho emergido mais e mais no universo da inovação e dos investimentos no ecossistema de startups, que estão transformando o ambiente de negócios global. Neste sentido, livros como De zero a um, de Peter Thiel, investidor serial, sendo cofundador do PayPal, investidor do Facebook e analista arguto das tendências em novas tecnologias, são uma fonte não só de conhecimento, mas uma leitura prazerosa e que reforça a certeza de que a busca pela disrupção será o santo graal deste ‘mercado do futuro’”, analisa Velilla. 

3. Empreendedores extraordinários, de John A. Byrne

O CEO do CEL.LEP acredito muito no poder das biografias e das histórias de sucesso como grandes fontes de inspiração para motivar as pessoas – em qualquer estágio de suas carreiras – a conquistarem novos objetivos e, principalmente, a montar as peças do legado de uma vida incrível e com realizações extraordinárias. “Por este motivo, recomendo muito a leitura de Empreendedores extraordinários, do jornalista John A. Byrne, que conta a história de alguns dos personagens que mudaram o curso da história e se tornaram referência em seus mercados, indo de Howard Schultz (Starbucks) à John Mackey (Whole Foods)”, pontua Alexandre.

4. Just Go With It: How to Navigate the Ups and Downs of Entrepreneurship, de Mandy Gilbert  

Velilla fala muito sobre a importância dos empresários transformarem as adversidades em fontes de reinvenção para os negócios e acredita que a base para isso é o princípio da resiliência. “Esta é uma das visões que guiam o ótimo livro de Mandy Gilbert, empreendedora e investidora canadense, que nos oferece um guia de como navegarmos em uma jornada muitas vezes caótica, tendo sagacidade para identificar oportunidades e força para superar os obstáculos que fazem parte de qualquer caminho de sucesso”, indica. 

 

5. Da ideia ao bilhão, de Daniel Bergamasco

Para fechar a lista, que tal juntar empreendedorismo, histórias de sucesso e inovação? De acordo com Alexandre, o livro do jornalista e pesquisador do mercado brasileiro de novas tecnologias, Daniel Bergamasco, analisa a trajetória dos 10 primeiros unicórnios do ecossistema nacional de startups (do Nubank ao iFood). “A obra é uma verdadeira fonte de inspiração para quem deseja implementar uma mentalidade de gestão mais ágil em seus negócios e para motivar o surgimento de novos empreendedores com coragem e fé no potencial de suas ideias”, finaliza.

Sobre Alexandre Velilla

Alexandre Velilla é pós-graduado (PMD) pelo IESE – University of Navarra e formado em Ciências Econômicas pela USCS e em Ciências Contábeis pela UNISA. Tem mais de 25 anos de experiência, em empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de finanças, controladoria e administração, além de auditoria e consultoria. Já passou por companhias como KPMG Brasil, Boston Scientific do Brasil, EY e está há 8 anos no CEL.LEP.