Gastronomia

Cinco receitas para deixar a festa junina ainda mais saborosa

Na lista tem torta de amêndoa, rocambole de frango e mandioca, e cuscuz de tapioca com baba-de-moça, confira

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

São João está chegando e que tal aprender cinco receitas para deixar sua mesa ainda mais saborosa? Tem torta de amêndoa, rocambole de frango e mandioca, e cuscuz de tapioca com baba-de-moça, confira:

Milho na brasa com manteiga temperada
Ingredientes
8 espigas de milho verde limpas
1 tablete de manteiga sem sal à temperatura ambiente (200 gramas)
1 colher (sopa) de castanha de caju picadinha
1 colher (sopa) de castanha-do-pará picadinha
1 colher (sopa) de castanha de baru picadinha
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de cebolinha (francesa ou cebolete) picada

Modo de preparo
Em uma panela com água e sal, cozinhe as espigas de milho, em fogo médio, até que os grãos fiquem macios (cerca de dez minutos). Escorra e reserve. Em um bowl, misture bem a manteiga, as castanhas e as ervas. Tempere com sal. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até endurecer.

Reserve. Com a ajuda de um boleador de sorvete, forme bolinhas com a manteiga. Na churrasqueira (ou sobre uma grelha quente), toste as espigas de todos os lados. Sirva logo, com a manteiga gelada por cima ­– ela deve derreter imediatamente.

Curau de leite de coco com paçoca
Ingredientes
6 xícaras (café) de milho verde fresco ou congelado
2 xícaras (chá) de leite
6 unidades de ovo ligeiramente batidas
1 xícara (chá) de leite de coco
1/3 xícara (chá) de açúcar • manteiga para untar • paçoca esmigalhada para finalizar

Modo de preparo
No liquidificador, bata o milho com o leite. Passe por uma peneira sobre uma tigela. Junte os ovos, o leite de coco e o açúcar. Misture bem com um fouet. Distribua entre 12 forminhas ou ramequins untados com manteiga. Leve ao forno, em banho-maria, por 40 minutos ou até que o curau fique firme, mas cremoso. Retire do forno. Espere esfriar e desenforme (ou sirva no próprio recipiente, como na foto). Finalize com paçoca.

Cuscuz de tapioca com baba-de-moça
Ingredientes
2 1/2 xícara (chá) de leite
1 1/2 xícara (chá) de tapico em farinha
1 xícara (chá) de coco ralado fresco 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal

Modo de preparo
Em uma tigela, misture todos os ingredientes, cubra com filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por 8 horas. Verifique então se a tapioca está macia. Se não estiver, acrescente um pouco mais de leite e deixe descansar até ficar bem macia. Transfira para a forma de 20 x 9 cm untada com óleo, cubra novamente com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora. Desenforme o cuscuz e cubra com a baba-de-moça.

Rocambole de frango e mandioca
Ingredientes
500 gramas de mandioca (aipim ou macaxeira) sem casca cozida e espremida
300 gramas de peito de frango bem picado
1 cebola picada
1 xícara (chá) de farinha de trigo
150 gramas de queijo mussarela em fatias
100 gramas de peito de peru em fatias • sal a gosto • pimenta-do-reino a gosto • salsa (ou salsinha) picada a gosto

Modo de preparo
Em uma tigela, misture a mandioca, o frango, a cebola, a farinha, o sal, a pimenta e a salsa. Cubra e leve à geladeira por 30 minutos. Aqueça o forno. Abra a massa sobre um pedaço de papel-alumínio untado com óleo e molde um retângulo. Distribua a mussarela e o peito de peru sobre a massa. Enrole como um rocambole. Embrulhe-o em papel-manteiga untado, coloque em uma assadeira e leve ao forno, preaquecido, em temperatura média (170 ºC a 190 ºC), até dourar. Sirva com salada de folhas e tomate-cereja.

Torta de amêndoa
Ingredientes
1 xícara de manteiga sem sal
1 xícara de açúcar
1 ovo 1 xícara de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 1/2 xícara de amêndoas laminada
6 colheres (sopa) de leite

Modo de preparo
Prepare a massa. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar e o ovo até obter um creme homogêneo. Junte a farinha e misture com uma espátula até incorporar. Espalhe em uma fôrma com cerca de 23 centímetros de diâmetro e fundo removível, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cinco minutos. Com a ajuda de um pano limpo ou papel absorvente, pressione a massa com as mãos até voltar a ter espessura fininha (no forno, ela deverá ficar ligeiramente estufada). Reserve. Prepare o recheio. Em uma panela, em fogo médio, misture todos os ingredientes até começar a caramelar. Recheie a torta com essa mistura. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por dez minutos. Coloque na função grill e asse por mais um minuto ou até a superfície ficar dourada. Retire do forno. Espere amornar. Antes de desenformar, solte a borda da torta com uma faca ou espátula. Sirva. Combina com sorvete de creme.