Economia

Cinco roteiros turísticos cervejeiros pelo Brasil

Amantes da bebida podem montar um roteiro especial pelo Brasil para conhecer cervejaria

Agência O Globo


Você é amante de cerveja? Considerada uma das "paixões nacionais", os amantes da bebida podem montar um roteiro especial pelo Brasil para conhecer cervejarias e apreciar os vários tipos de cerveja. Não perca tempo e monte seu roteiro: 

Serra Catarinense

Cervejaria Container, em Blumenau, Santa Catarina 

Outubro é o mês mais concorrido em Blumenau e arredores, mas o Vale do Itajaí (ou Vale Europeu, ou Vale da Cerveja), em Santa Catarina, garante atrações para os apreciadores da bebida o ano inteiro, com visitações a cervejarias artesanais como Container (Blumenau, foto), Das Bier (Gaspar) e Zehn Bier (Brusque).


Região Serrana do Rio

Vila St. Gallen, em Teresópolis

Cervejarias estão entre as grandes atrações da Serra Fluminense. Em Petrópolis, a antiga fábrica da Bohemia é parada obrigatória, assim como é a Vila St. Gallen, em Teresópolis, onde é possível aprender sobre fabricação e harmonização. Pequenas cervejarias, como a Ranz, em Nova Friburgo, também integram a Rota Cervejeira do estado.


Belo Horizonte

Visita à cervejaria Wäls, em Belo Horizonte 

Minas Gerais é mais famosa por sua cachaça. Mas a Grande Belo Horizonte garantiu seu lugar no mapa da cerveja especial no país. É possível provar, direto da fábrica, os rótulos de cervejarias como Wäls e Backer. Na vizinha Nova Lima também há cervejarias artesanais abertas à visitação, como a Krug Bier.

Curitiba

Beer Train, entre Curitiba e Morretes, no Paraná, é organizado pela cervejaria artesanal Bodebrown

Se o Trem da Serra do Mar já é bom, com cerveja é ainda melhor. O Beer Train percorre o roteiro sobre trilhos entre Curitiba e Morretes, no Paraná. O evento é organizado pela cervejaria Bodebrown, uma das artesanais mais conhecidas do país, cuja fábrica também pode ser visitada. Para saber as próximas datas, consulte o site.

Ribeirão Preto

Copos da cervejaria Lund, em Ribeirão Preto 

Nos bares especializados de São Paulo, capital, é possível encontrar cervejas do mundo todo. Mas para conhecer algumas das melhores cervejarias artesanais do país, vá a Ribeirão Preto, no interior do estado. Lá é possível visitar as fábricas de Colorado, Invicta e Lund, entre outras. Há até um tour que combina várias no mesmo dia.