Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Coluna ValoRH: A importância do erro

Especialista dá dicas de como usar a criatividade sem receio de correr riscos

• 15/10/2014 às 8:06 • Atualizada em 27/08/2022 às 8:42 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
É interessante como alguns temas começam a ser discutidos e você acaba os encontrando a todo momento. Foi o que aconteceu com coluna de hoje. Em um mesmo dia, ele foi debatido no jornal da TV fechada, apareceu no site da Forbes e foi comentado por uma colega de trabalho. Não tem jeito, terei que escrever sobre ele: a importância do erro. Como a maioria das pessoas, somos condicionados para evitar os erros. A perfeição é o objetivo geral e os erros são relegados ao ostracismo da história e de nossa memória. Queremos esquecê-los, com todas as nossas forças, pois invariavelmente estão associados aos nossos fracassos. Quem gosta de lembrar dos fracassos? Mas, acredite, eles podem ser muito importantes! Um estudo recente da NASA mostrou que a criatividade das crianças quase desaparece quando elas se tornam adultas e, para os autores da pesquisa, isso acontece porque elas aprendem a evitar o erro, deixam de arriscar e, assim, deixam de expressar plenamente a sua criatividade. Quantas vezes você já não se pegou censurando uma ideia, antes de expressá-la em público, por julgá-la boba demais? Desde o tempo da escola, evitamos perguntas idiotas com medo do “tsc tsc” de nossos colegas. Mas ainda não é tarde demais, se você exercitar a criatividade que um dia teve, eis algumas das dicas que reuni, de tudo o que tenho lido e ouvido sobre o assunto: Jogue como uma criança. Atividades como colagens e desenhos são perfeitas para expandir a sua criatividade. Tente se expressar por meio dessas técnicas, como a escola costuma nos pedir para fazer. Uma sugestão: Procure criar uma colagem que capte a essência de seus objetivos e sonhos para sua vida. Um mapa mental. Como eles podem ser expressados através de imagens? Esta é uma atividade divertida que pode ser feita em grupo, caso considere usar a técnica na empresa. Não se esqueça de colocar a sua colagem em algum lugar que você possa ver todos os dias. Nossa mente subconsciente está sempre prestando atenção ao nosso entorno. Faça da maneira errada. Tendo problemas para começar em um projeto? Coloque a sua criatividade em marcha, fazendo tudo errado! Peça que a equipe faça uma lista de todas as ideias que possam garantir que seu projeto seja um fracasso. Essas ideias parecem vir mais facilmente à mente, e podem ser revertidas para apontar o caminho para o sucesso. É só pensar ao contrário.
Especialista afirma que correr risco é fundamental para o crescimento
Use protótipos . Um novo produto ou serviço, muitas vezes começa com um esboço simples e evolui para a criação de um protótipo. O feedback é uma parte importante do processo interativo de transformar uma ideia em algo incrível que está pronto para os clientes. Seu grande sonho pode parecer assustador até o momento em que você conseguir esboçá-lo. Por exemplo, se você quer escrever um livro, comece por desenhar uma capa, dar um título criativo e pensar em um sumário. Eu fiz isso com a minha tese de doutorado, comecei pelo sumário, depois tudo ficou mais fácil. Experiência. A vida é um laboratório de aprendizagem. Um certo grau de imprevisibilidade é parte do negócio. É por isso que a experimentação é tão valiosa. Os cientistas não esperam que todas as experiências sejam bem sucedidas. A maior parte não é.... e eles aprendem com as formas de não fazer. Experimente diferentes abordagens e veja o que funciona.Veja também: Confira vagas de emprego disponíveis em outubro Falhe e continue falhando. Não estou recomendando que você seja descuidado ou corra riscos desnecessários. No empreendedorismo, por exemplo, os especialistas da área costumam perguntar aos candidatos, antes de qualquer coisa: quantas vezes você já falhou? Quantas ideias suas deram errado? É muito difícil acertar de primeira. Se você quiser criar novas possibilidades, a assunção de riscos é uma parte necessária da jornada. Os bebês caem muitas vezes antes de aprender a andar, mas cada vez que eles fazem isso eles estão mais perto de seu objetivo. Trilhar o caminho dos vencedores é mais fácil, com certeza. Mas se você está se aventurando em território novo, então estas orientações irão atendê-lo muito melhor do que a busca pela perfeição e pela segurança.

Profa. Dra. Carolina Spinola
E-mail: [email protected]
Consultora da Área de Negócios da ValoRH. Administradora, com mestrado em Administração e Doutorado em Geografia, com ênfase em Desenvolvimento Regional. Professora Universitária e Coordenadora de Curso de Pós-Graduação.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos