Casamentos

Colunista: 5 dicas para ajudar noivos em tempos de crise

O que não pode fazer é se endividar dando um passo maior que a perna, para começar uma vida a dois cheios de contas para pagar

Redação iBahia (casamentos@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

2016 começou e muito se fala na crise econômica que o País está enfrentando, mas quem tem o sonho de casar com o grande amor, o que fazer nesse período? Cancelar a festa? Adiar o casamento? Apenas morar junto?


Pensando em todas essas perguntas que recebo no meu email, elaborei 5 dicas que eu acho fundamental para as noivas que não abrem mão de se casar!


1. Contrate uma Assessoria de Casamento. Apesar de algumas pessoas acharem que isso é um custo a mais, a assessoria vai otimizar o seu tempo e seu orçamento para adequar a melhor festa possível dentro de suas possibilidades financeiras, evitando frustrações e dívidas não planejadas.


2. Defina prioridades. Com tantos itens importantes no casamento, é fundamental que os noivos escolham em quais itens poderão investir mais dinheiro ou em quais itens vão conseguir economizar. Otimize seus recursos! Comida, bebida, música e fotografia são itens que devem ter um pouco mais de atenção!


3. Enxugue a lista de convidados. Sabe aquele amigo que você adora, mas não encontra a mais de um ano? E aquele amigo dos seus pais que as vezes você nem conhece? Um colega de trabalho que você não mantém relações fora da empresa? Corte! O casamento deve ser celebrado por família e amigos próximos. Pessoas que estão ali com uma mesma energia vibrando pelo casal. Quanto maior o número de convidados, maior os custos (tanto com o local, comida, bebida...). 4. DIY. Os famosos "faça você mesmo" são ótimos para ajudar a economizar sem tirar os detalhes que tornam o casamento ainda mais especial. Os noivos podem fazer as caixas para os padrinhos, as plaquinhas divertidas para a festa, criar uma lembrancinha personalizada feito pelos próprios noivos e até mesmo, para os mais talentosos, fazer alguns objetos para decoração. Colocar a mão na massa além de ser uma atividade muito prazerosa que pode reunir alguns amigos e familiares, vai ajudar a economizar com as contas do casamento.


5. Lista de presente virtual. Se os noivos desejarem, podem substituir os tradicionais presentes de casamento por uma lista de presente virtual. Seus convidados visitam o site dos noivos, escolhe um presente, efetuam o pagamento, e os noivos recebem o valor correspondente em sua conta cadastrada. Assim, os noivos podem usar esse valor para ajudar a pagar alguns fornecedores de casamento, investir na lua de mel, ou mesmo, após o casamento usar esse valor para escolher móveis e utensílios para a casa nova. Você direciona o crédito recebido para gastar com o que for mais necessário.


Por fim, se ainda não for possível adequar seu orçamento, não fique triste e não tenha medo de adiar um pouco o sonho. O que não pode fazer é se endividar dando um passo maior que a perna, para começar uma vida a dois cheios de contas para pagar. Tudo acontece no tempo certo. O importante é manter o amor preservado e o sonho aceso!