Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > casamentos
Whatsapp Whatsapp
CASAMENTOS

Colunista: 'Flor na lapela, um clássico do traje do noivo'

O adereço só pode ser usado quando o traje eleito for o blazer. Fraque não combina com boutonnière. Nem lenço também. Ou usa um ou outro

• 08/09/2015 às 9:54 • Atualizada em 01/09/2022 às 9:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Uma das tradições mais bonitas e elegantes do casamento é o uso da flor na lapela do noivo. Há mais de cinco séculos, os homens usavam o adereço, chamado de boutonnière, como um amuleto para protegê-los contra o mal. Mas foi no século XIX que ele entrou para a história das uniões entre casais. Quando príncipe Albert recebeu da noiva, a rainha Vitória, um pequeno ramalhete com suas flores preferidas no dia do casamento, abriu um pequeno corte na lapela do seu paletó e colocou o arranjo para lembrar da amada toda vez que sentisse o aroma das flores durante a união. Foi assim que surgiu a casa na lapela do paletó, um tradição que simboliza o romantismo da celebração.Sempre usada no lado esquerdo do terno, a flor na lapela faz parte não só do traje do noivo, como também dos pais dos noivos e padrinhos. Serve para diferenciá-los dos outros presentes e também para mostrar aos convidados como são importantes para aquela união. Mas o adereço só pode ser usado quando o traje eleito for o blazer. Fraque não combina com boutonnière. Nem lenço também. Ou usa um ou outro.
A flor simboliza masculinidade e tradição e significa o amor leal
Os casamentos clássicos pedem o cravo branco no caso do noivo do pai da noiva - pessoas que tocam nela -, e de outras cores para o pai do noivo e os padrinhos. A flor simboliza masculinidade e tradição e significa o amor leal. Uma outra opção para quem quer fugir do óbvio sem perder a elegância é a orquídea, flor nobre que cai super bem tanto para celebrações de dia quanto à noite. Casais arrojados que realizam a união durante o dia, na praia ou no campo, podem arriscar, misturando texturas e cores, usando sementes, folhagens ou até outros elementos que tenham a ver com a história dos dois. Vale deixar a imaginação fluir. A dica é seguir o estilo do evento (não das flores, mas da decoração). Um ponto importante a se observar é a tonalidade do terno. Os modelos escuros, como preto e grafite, ordenam lapela clássica. Já os claros, como bege e linho cru, podem receber tanto um arranjo clássico como um mais arrojado. Combinar as flores do buquê com a da lapela não é uma regra. Fica a critério dos noivos. O arranjo deve ser discreto e feito com flores e elementos que resistam ao tempo da celebração. Assim, o noivo estará pronto e elegante para o grande dia.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASAMENTOS :

Ver mais em Casamentos