Turismo

Com 18 horas e 25 minutos de duração, voo mais longo do mundo estreia nesta quinta (11)

Voo percorre quase metade do globo terrestre (que tem cerca de 40.000 km de circunferência)

Thiago Minete, da Agência O Globo

Se você é daqueles que têm medo de avião, melhor passar longe deste voo. A Singapore Airlines estreia nesta quinta-feira (11) o voo mais longo do mundo. Com duração prevista de 18 horas e 25 minutos, o trecho liga Singapura, no extremo sul da Ásia, a Nova York, nos Estados Unidos: são aproximadamente 16.700km de distância.

Como o voo percorre quase metade do globo terrestre (que tem cerca de 40.000 km de circunferência), o avião decola às 23h35, no horário de Cingapura, e aterrisa nos EUA às 6h da manhã do dia seguinte, no horário de Nova York, passando por 12 fusos horários. Para o voo de retorno, no sentido inverso, o impacto de mudança de fusos é muito maior: a decolagem em Nova York acontece às 10h45, e a chegada é às 17h30... Do dia seguinte!

Quem quiser passar pela experiência de enfrentar essa 'maratona aérea' já pode começar a economizar: não há passagem na classe econômica. A viagem, com passagem só de ida, sai por cerca de 3.000 dólares de Singapura (cerca de R$8.000) na econômica premium. Na executiva, o valor sobe para 7.000 dólares de Singapura (R$ 19.000). 

Por esse preço, os clientes terão direito a mimos para tornar a viagem mais confortável, como janelas maiores, luz de LED sofisticada e sistemas de pressurização que garantem maior qualidade do ar dentro da cabine. De acordo com a empresa aérea, tudo isso é para reduzir o jetlag, aquela sensação de cansaço após uma longa viagem de avião.

O novo trecho vai desbancar o voo de 17h40 minutos entre Doha, no Qatar, e Auckland, na Nova Zelândia, que até esta quarta-feira ainda era o mais longo do mundo.