Aeroporto VDC

Com capacidade ampliada, Aeroporto Glauber Rocha recebe mais ofertas de voos e novas rotas

A expectativa é que o equipamento duplique sua movimentação para 500 mil até o próximo ano

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Antes de mesmo da inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, no dia 23 de julho, companhias aéreas passaram a anunciar novidades nas rotas que chegam e saem da cidade do sudoeste baiano. Com o dobro de capacidade do antigo aeroporto, o novo equipamento poderá receber grandes aeronaves e atrair mais voos. A expectativa é que o equipamento amplie sua movimentação para 500 mil passageiros até o próximo ano.

Empresas como Azul, Passaredo e Gol já anunciaram novos voos que atenderão aos moradores de Vitória da Conquista e região.
Foto: Divulgação / Seinfra
A partir de 8 agosto, a Gol passa a operar com voos diários para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O voo em um Boeing 773-700 tem capacidade para 138 passageiros. Até então, a rota era feita pela companhia aérea em parceria com a Passaredo, em aeronaves com capacidade de até 70 passageiros.

A Azul passa a ter aeronaves maiores nas ligações para Salvador e Belo Horizonte. Dos cinco voos semanais entre Conquista e a capital baiana, três serão realizados com aviões da fabricante brasileira Embraer, equipados com TV ao vivo. Na rota Vitória da Conquista-Belo Horizonte, a empresa aumentará a capacidade de assentos, ao operar com as aeronaves modelo Embraer 195, com capacidade para até 118 clientes.

A companhia, que opera em Conquista desde 2012, também anunciou a criação de uma nova operação. A cidade baiana agora terá voos diretos para Campinas, no interior de São Paulo. A nova rota começa a operar a partir do dia 5 de agosto, mas já é possível comprar passagens através do site da empresa.

Com os novos voos e aeronaves maiores, a Azul passa de 280 assentos por dia para uma oferta de 708 lugares diários, crescimento de 152% em capacidade.

Além da Azul, a Passaredo também anunciou aumento de ofertas de voos operados no aeroporto. Esse aumento ocorreu após a medida do Governo do Estado de reduzir do Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS) e a diminuição de custos das operações aéreas.

Investimento
A obra do Aeroporto Glauber Rocha, com investimento de R$ 106 milhões, foi executada integralmente pelo Governo da Bahia, com mais de R$ 31 milhões do orçamento da administração estadual. O equipamento também recebeu investimento do Governo Federal, repassados até o ano de 2018.

O valor investido pelo Governo da Bahia foi destinado para desapropriações, elaboração de projetos, obras das pistas de pouso e terminal de passageiros, além de outras intervenções, como as vias de acesso até o novo aeroporto.