Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Com Wagner Moura, OIT lança campanha contra escravidão moderna

• 21/10/2015 às 12:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 3:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

wagner-moura-ecod.jpg
Em agosto, Wagner Moura foi nomeado embaixador da OIT contra a escravidão moderna
Foto: Rádio ONU

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançou na terça-feira, 20 de outubro, uma campanha global contra as formas modernas de escravidão. O projeto "50 for Freedom" (50 pela Liberdade, em tradução livre), busca mobilizar pelo menos 50 países a ratificarem, até 2018, o protocolo da OIT sobre trabalho forçado.

O protocolo foi adotado pelos países-membros da agência da ONU em 2014 e inclui medidas para a prevenção, proteção e compensação das vítimas, com o principal objetivo de eliminar a escravidão moderna.

Outro ponto é proteger cerca de 21 milhões de vítimas do mundo todo e o embaixador da causa é o ator brasileiro Wagner Moura. Ele esteve em Londres para participar do lançamento oficial da campanha. Em agosto, Moura foi nomeado embaixador da OIT contra a escravidão moderna.

Pelo protocolo, os países também devem garantir a libertação, recuperação e reabilitação das vítimas da escravidão moderna

No evento, especialistas discutiram a luta contra o trabalho forçado, padrões internacionais, a importância da coleta de dados e de políticas inovadoras para libertar as vítimas dessa situação.

Proteção
Outro brasileiro que participa do painel é Leonardo Sakamoto, diretor da ONG Repórter Brasil e conselheiro do Fundo Voluntário da ONU sobre formas contemporâneas de escravidão.

Segundo a OIT, os países que ratificarem o protocolo serão obrigados a garantir que todos os trabalhadores, de qualquer setor, estejam protegidos por leis. As inspeções nos locais de trabalho precisarão ser reforçadas para garantir que ninguém esteja sendo explorado.

Pelo protocolo, os países também devem garantir a libertação, recuperação e reabilitação das vítimas da escravidão moderna. Outra medida é informar os cidadãos sobre crimes ligados ao problema, como o tráfico humano.

(Por Leda Letra, da Rádio ONU)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade