Arte e Decoração

Comemore sem sair de casa: confira dicas para transformar a sala em um salão de festas

Primeiro organize a quantidade de convidados

Agência O Globo

Chegou a hora de apagar a velinha, mas.... O dinheiro não permite alugar uma casa de festa? Transforme a sua no lugar ideal para uma comemoração! E não precisa ser só um bolinho com refrigerante, sem charme algum. Acredite! Dá para preparar um evento lindo e aconchegante sem comprometer muito as economias. Com as dicas da decoradora Geórgia Bianka, integrante do programa “Fazendo a festa”, do GNT, a Canal Extra apresenta algumas saídas para você usar objetos que já tem em casa de maneira simples, mas original. Boa recepção!

foto: reprodução

Mesa de centro e tapete

“Para otimizar o espaço, é importante afastar a mesa de centro e colocá-la, enfeitada, num cantinho. Ou guardá-la, caso ela não combine com o tema. Se puder ser forrada, use uma toalha decorativa. Já o tapete é um caso muito específico. É importante avaliar se combina com a temática e também o risco de cair algum docinho ou comida”, orienta Geórgia Bianka.

Sofá

“É indicado juntar grupos de sofás e cadeiras fazendo lounges confortáveis. Isso tira a cara de casa e traz personalidade à festa. Aproveite a mudança e use mantas e almofadas. Pode ser com tecidos nas cores ou nas estampas do tema”, diz a decoradora.
Foto: reprodução

Utensílios

“Vários utensílios de cozinha e adornos de casa podem ser utilizados para decoração de festas. Veja as possibilidades de colocar em outra posição ou até mesmo pintá-los com spray, já que muitos objetos não são usados no dia a dia e podem ser refeitos com uma simples pinturinha ou adereços. Abuse da criatividade! Junte dois itens para formar um mais alto ou mais largo também. Essa brincadeira dá mais personalidade ao evento! Qualquer vaso de planta, gavetinhas, copos, porta-lápis, saboneteira bacana ou até mesmo uma lixeira podem ser bem aproveitados para uma bela composição”, enumera Geórgia.

Número de convidados

“Devemos calcular duas pessoas por metro quadrado. Mas é importante avaliar tudo que vai compor o espaço, já que a circulação não pode ser comprometida. Ainda mais se for uma festa infantil! As crianças precisam de uma boa área para brincar!”, destaca.

Na parede

“Com fita dupla face, você pode colocar muitas coisas na parede. Mas leve em consideração o peso. Para itens mais pesados, a sugestão é usar ganchos, que aguentam quadros e várias outras peças decorativas. Outra opção é alugar painéis modulados que têm pés e não danificam nada”, afirma a especialista.
Foto: Reprodução