Casa e Decoração

Como escolher o papel de parede ideal para cada ambiente da sua casa

Com muitas opções, pode ser difícil achar o papel de parede ideal para cada ambiente

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O papel de parede é a escolha número um daqueles que querem mudar o ambiente da casa, mas sem quebra-quebra e bagunça. Ao aplicar o papel de parede, você consegue mudar a decoração da casa inteira sem dor de cabeça.

E sim, ele pode ser aplicado em todos os cômodos, da sala ao banheiro, basta escolher o melhor para cada espaço.

No entanto, com muitas opções, pode ser difícil achar o papel de parede ideal para cada ambiente. Se essa é a sua dúvida, confira as dicas de como escolher o papel de parede ideal para cada ambiente da sua casa.

O que levar em consideração

O papel de parede ideal para você tem a ver com seu gosto. Ou seja, é preciso definir o tipo de decoração que você quer para o ambiente. Por exemplo, se você quer monta um ambiente romântico, precisa de um papel de parede que siga esse estilo e não um moderno.

Defina também se você quer ampliar ou diminuir o espaço. O papel de parede é capaz de dar essa impressão. Para a sensação de amplitude, a melhor opção são cores claras e estampas pequenas. Para fazer o espaço parecer menor, escolha estampas grandes e cores mais escuras. 

É possível trazer texturas para a parede a partir de um papel de parede. Existem opções no mercado que imitam os tão famosos revestimentos de tijolinho, por exemplo. 

Após essas dicas gerais, confira qual tipo de papel de parede é mais indicado para cada ambiente:

Sala: Para trazer a ideia de aconchego, aposte em papéis de parede para sala de tons claros, que também são mais fáceis de serem combinados. 

Quarto: O papel de parede do quarto deve atender às necessidades do morador.  Além disso, na hora de escolher o papel de parede vale considerar que esse é um espaço de descanso, então, cores e estampas muito chamativas, se não usadas com equilíbrio, pode estimular a agitação e atrapalhar o relaxamento. 

Cozinha: Nesse ambiente, além da estética, é preciso se atentar à resistência. Na hora de escolher papel de parede para cozinha é preciso tomar o cuidado de optar pelos papéis de parede vinílicos, que são resistentes à umidade, ao contato com líquidos e fáceis de limpar.  

Banheiro: Banheiros e lavabos também podem ser revestidos com papel de parede e para esses ambientes a melhor opção também é o uso dos papéis com acabamento vinílico, por conta da umidade.