Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Como fazer uma gestão eficiente durante e depois da pandemia?

É preciso estar preparado para a retomada do mercado de forma cautelosa, respeitando o momento atual e preservando vidas acima de tudo

Redação iBahia • 10/05/2020 às 17:18 • Atualizada em 26/08/2022 às 18:36 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As empresas no Brasil ainda sofrem muito com a falta de profissionalização, principalmente pelas falhas de uma gestão eficiente. Problemas com a capacitação dos gestores e a dificuldade de acesso às ferramentas de tecnologia que poderiam impulsionar o negócio são apenas alguns dos agravantes.

A ausência de uma gestão eficiente pode custar caro e levar a empresa a perder espaço em seu mercado que, independentemente de qual seja, sempre apresenta grandes concorrências.

Uma gestão qualificada pode ser o que falta para sua possibilitar a resolução de alguns gargalos na empresa, além de contribuir para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos clientes.

A maior ameaça identificada está voltada para a falta de planejamento e controle. Dessa forma, uma gestão ineficiente torna a empresa vulnerável ao mercado sendo incapaz de acompanhar o crescimento da demanda por qualidade.

Este momento de isolamento social, com empresas e comércios de portas fechadas, pode ser utilizado para a realização de uma análise completa:

• Conhecer os pontos fortes da empresa e as oportunidades de melhoria.

• O planejamento é responsável por ampliar os horizontes de um gestor. É preciso planejamento.

• Identificar riscos e ameaças futuras e criar estratégias para eliminá-las antes que ocorram.



Nesse processo, oportunidades também serão encontradas e devem ser aproveitadas para a melhoria constante. A produtividade da empresa pode ser estimulada, identificando os gargalos que impedem o crescimento e a adoção de estratégias para a anulação deles.

Empresas familiares são um exemplo de cenário difícil de ser reconfigurado para sua evolução. Isso porque encontram grandes barreiras na otimização do sistema operacional. Principalmente por defesa de interesses pessoais, além da resistência a mudanças por parte dos colaboradores.

Otimizar os processos pode ajudar a superar esses desafios e elevar a empresa a um patamar muito mais alto. Hoje, existem ferramentas de gestão que fornecem dados que auxiliam no melhor gerenciamento da produção. Tornar a gestão da sua empresa mais eficiente contribuirá para construir um diferencial competitivo forte frente à concorrência.

Mas, o que fazer para tornar a gestão mais eficaz?

. Simplicidade nos processos;

. Honestidade e transparência nos diagnósticos;

. Ética e profissionalismo em todas as ações.

A tecnologia digital torna-se cada vez mais importante e, em qualquer mercado, existem empresas reticentes quanto a inserir novas ferramentas e até mesmo iniciar um projeto de marketing digital. Isso ocorre por diversos motivos, dentre eles, por falta de familiaridade com as ferramentas disponíveis e, principalmente, com o que elas podem fazer pelo seu negócio.

As empresas que conseguirem dimensionar suas operações rapidamente durante a pandemia e que utilizarem ferramentas inovadoras mostrarão que estão levando a sério esta mutação sem volta.

A maioria foi pega de surpresa, mas, principalmente agora, migrar para o digital não é mais uma opção, é uma realidade para a sobrevivência.

Além de ferramentas de gestão, é necessário ter consciência de como as mídias sociais podem contribuir com a evolução da empresa. Através dos avanços tecnológicos e a mudança de comportamento dos consumidores, ser visto por milhares de pessoas e criar campanhas digitais para cada momento de forma assertiva é FUNDAMENTAL. Por isso, a tecnologia é na verdade um trampolim para alcançar a disseminação da boa imagem da empresa e não um desafio a ser superado.

Basicamente, para começar a fazer parte desse circuito, é preciso:

- Realizar o gerenciamento das mídias sociais. Isso não significa criar diversos conteúdos a esmo, sem começo, meio e fim, sem objetivo claro de alcance e sem acompanhamento de resultados.

- A forma de se comunicar, o conteúdo certo no momento exato e o atendimento são imprescindíveis para gerar resultados, impactando em seus clientes e prospectando novas oportunidades.

Durante a quarentena, além de ações de sobrevivência da empresa, é imprescindível pensar um ou dois passos à frente, para que, na retomada, a empresa não patine e arranque com força e certeza.

E, para tanto, existem assessores capacitados tanto para tornar a gestão de sua empresa eficiente quanto para criar sua imagem adequada na web.

É necessário estar preparado para a retomada do mercado de forma cautelosa, respeitando o momento atual e preservando vidas acima de tudo. Felizmente, os avanços tecnológicos possibilitam a conexão e a aproximação de pessoas, consumidores e o público em potencial para sua empresa decolar mesmo em meio a um furacão.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias