Arte e Decoração

Como usar portas de correr para ganhar espaço na decoração

A arquiteta Cristiane Schiavon pontua os benefícios de preferir portas de correr

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Quer ganhar espaço na decoração? As portas de correr podem ser grandes aliadas. De acordo com a arquiteta Cristiane Schiavon, a  substituição dos modelos de giro – o formato convencional, com abertura de 90 graus –, por portas de correr agrega muitas vantagens para os ambientes. Além da estética e a unidade visual com estilo do projeto, em inúmeras situações, o sistema contribui para valorizar e economizar os espaços.

Em serralheira, a porta de correr produz, quando necessária, a divisão entre sala de estar e varanda gourmet | Foto: Carlos Piratininga

A profissional explica que o formato pode marcar presença entre ambientes integrados, correspondendo até a função de uma parede, e também resolver questões em toda a casa. “A solução é bem-vinda para os cômodos da área social, cozinha, banheiros e os dormitórios”, enfatiza Cristiane.

 

A ‘extinção’ das paredes e a demarcação dos ambientes por meio das características do décor – conhecida como integração –, é uma tendência que veio para ficar na arquitetura de interiores, pois independente do tamanho do projeto, confere amplitude ao imóvel. Nesse conceito, a porta de correr aparece como um componente nessa constituição, já que permite separar um cômodo, conferindo isolamento completo e privacidade, ao mesmo tempo que, com a abertura, promove a inclusão do ambiente.

Além da arquitetura, a porta de correr configura-se como elemento valioso para a marcenaria. Assim como as portas de entrada e saída dos ambientes, em armários o formato elimina a necessidade de incluir portas que sobressaem o espaço do mobiliário. “Pensar dessa forma é benéfico para a ergonomia do espaço”, finaliza Cristiane.