Economia

Compre e ganhe dinheiro: saiba o que é cashback e quais são as empresas oferecem o serviço

Procedimento se popularizou e se intensificou bastante durante o período do isolamento social, onde o comércio digital ganhou força

Isadora Sodré (isadora.sodre@redebahia.com.br)
- Atualizada em

O termo em inglês cashback pode até confundir muita gente, mas quando é dito 'dinheiro de volta' todo mundo entende, gosta e aproveita, né? De acordo com o economista, consultor e educador financeiro, Raimundo Sousa Nascimento Filho, a prática que consiste na devolução, pela empresa, ao consumidor de parte do valor pago pela compra de um bem ou serviço. O procedimento se popularizou e se intensificou bastante durante o período do isolamento social, onde o comércio digital ganhou força.

O economista explicou ainda como funciona a prática que consiste em devolver um valor ou um percentual do valor do produto que será pago pela aquisição de bens ou serviços.

"A transação é operacionalizada por meio de empresas que administram o cashback, e estas plataformas buscam atrair os clientes para as empresas associadas; assim, recebem uma comissão que é compartilhada com o consumidor no momento da compra. Existem muitas plataformas, no Brasil, que operam nesta modalidade, e com isso, são várias as formas de se obter o benefício. Tem plataforma que oferece um valor em dinheiro para o cliente que convidar amigos para utilizarem o aplicativo; outras oferecem um percentual da compra de volta para o cliente que pedir o produto pelo aplicativo, e esse valor pode até ser transferido para uma conta bancária do cliente, por exemplo; em alguns casos, o benefício é creditado para uma compra futura, e, em outros, é possível até pagar contas com o valor creditado ou trocar por outros produtos e serviços", detalhou Raimundo Filho.


De acordo com o economista, a ideia é boa tanto pro consumidor, como para o empresário. "Para a empresa é boa a adesão a esta estratégia desde que, por meio de uma política de transparência e boas práticas, o cliente tenha a percepção do benefício. Isso irá trazer uma série de vantagens para a empresa também, pois funciona como um programa de atração e fidelização, fazendo com que aumente a sua carteira de clientes e ajude a consolidar a marca no mercado, elevando o seu faturamento e, portanto, os seus resultados financeiros", explicou.

Confira empresas que oferecem cashback para os clientes:


A fintech e plataforma de negócios mobile apresenta o cashback, benefício no qual uma parte do dinheiro de todas as compras volta para a conta Ame do cliente. Com o app Ame Digital também é possível fazer pagamentos de contas e boletos bancários, compra de cartão de transporte, recarga de celular e depósito de dinheiro em espécie. Na versão Ame Plus, destinada para quem quer vender com o app, os lojistas podem realizar transferência de valores da sua conta Ame para sua conta bancária.

Muitos produtos das lojas parceiras (Americanas.com, Submarino, Shoptime, Sou Barato, por exemplo) possuem o benefício do cashback (dinheiro de volta). Quando a compra é realizada com Ame Digital, parte do valor dos produtos volta para a conta Ame do usuário. Esse valor será informado de duas maneiras: no site da Loja parceira, no momento do fechamento da compra, e no extrato da conta Ame, em Detalhe da Compra. O valor do cashback ficará disponível na conta Ame em 30 dias corridos, após a confirmação do pagamento, e poderá ser usado em novas compras.

No momento da finalização da compra na loja parceira, é preciso escolher a opção “pagar com Ame”. Se a compra estiver sendo realizada pelo computador, vai aparecer um QR Code. Em seguida, basta abrir o app Ame Digital, clicar em Pagar e escanear o QR Code.

Se a compra estiver sendo feita pelo celular, o pagamento será automaticamente direcionado para o app Ame Digital. É preciso apenas escolher a forma de pagamento (com cartão ou com saldo, ou pode até ser cartão + saldo). ​É possível também parcelar a compra.

No aplicativo do PicPay há diversas campanhas de cashback rodando paralelamente. Cada uma delas é direcionada a um perfil de usuário, que é construído de acordo com os hábitos de uso do app. Entre os exemplos de campanha, estão:

Na maioria das campanhas, é preciso usar o cartão de crédito para fazer a transação (pagar boleto, estabelecimento, amigos, compras no e-commerce, etc) e ter seu dinheiro de volta.

Além das campanhas criadas pelo PicPay, os estabelecimentos parceiros, ou seja, aqueles que aceitam a carteira digital como forma de pagamento, podem criar campanhas próprias para as compras em suas lojas físicas.  

Cada campanha conta com regras próprias (limite de valor do cashback, porcentagem em cima da compra, forma de pagamento, data da promoção), que são descritas na comunicação com o usuário, via notificações no aplicativo!

O dinheiro das campanhas de cashback do PicPay é depositado em forma de saldo na carteira digital. O usuário pode usá-lo para pagar por uma compra, quitar um boleto, enviar dinheiro para um amigo, fazer uma doação para uma ONG. No entanto, não é possível sacar o dinheiro.


O Méliuz devolve aos clientes parte do valor gasto em compras, direto na conta bancária (cashback). Os consumidores podem receber, em dinheiro, uma porcentagem
do valor das suas compras nos maiores e-commerces do país, em lojas físicas parceiras, nas compras pagas com o cartão de crédito da marca e ainda em campanhas especiais de cashback por nota fiscal.

Para receber cashback nas compras online, o consumidor deve se cadastrar
gratuitamente no site ou app do Méliuz, pesquisar pela loja desejada, ativar o cashback e concluir a compra de forma rápida e segura no site do parceiro, que será aberto automaticamente.

Já em lojas físicas parceiras, o consumidor só precisa informar
o seu número de celular na hora de pagar as compras.

Para ganhar o cashback por meio da leitura da Nota Fiscal Eletrônica,
o usuário precisa ativar a oferta das campanhas especiais no app do Méliuz, antes de comprar os produtos em qualquer loja ou pela internet (nessa modalidade a compra pode ser em qualquer estabelecimento, não precisa ser loja parceira). Após a compra, basta escanear o QR Code ou digitar a chave de acesso da Nota Fiscal Eletrônica, também pelo aplicativo. O cashback é confirmado no final da campanha.

O valor devolvido em cada compra é registrado no extrato do Méliuz e, ao completar R$ 20 de cashback confirmado, o cliente pode solicitar o resgate, por meio do site ou do app do Méliuz, e receber o dinheiro na sua conta corrente ou poupança, sem pagar nada por isso.