Empregos

Concurso da Polícia Federal encerra inscrição de cargo de perito criminal

Cadastro é realizado na página oficial da seleção, e o número de oportunidades oferecidas permanece o mesmo

Agência O Globo

O concurso da Polícia Federal encerra, nesta segunda-feira, o prazo de inscrições no cargo de perito criminal. Vale lembrar que o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília – responsável pela seleção — precisou retificar o edital da seleção para permitir a inscrição de candidatos negros e/ou pessoas com deficiência em cotas no cargo de perito criminal, que não estavam previstas.

O cadastro é realizado na página oficial da seleção, e o número de oportunidades oferecidas permanece o mesmo.

A seleção com 500 vagas é para candidatos de ambos os sexos. As remunerações mensais variam de R$ 11.983,26 a R$ 22.672,48.

Provas

O processo seletivo terá oito fases antes da matrícula no Curso de Formação Profissional. A primeira será composta por provas objetivas e de prova discursiva. Em seguida, os candidatos passarão por exame de aptidão física, avaliação médica e avaliação psicológica.

A prova oral será aplicada somente aos candidatos ao cargo de delegado. Já os concorrentes à função de escrivão terão que fazer uma prova prática de digitação, enquanto a avaliação de títulos será exigida somente dos concorrentes a delegado e perito.

Nas fases da primeira etapa do concurso — com exceção da prova oral —, o procedimento de identificação dos candidatos negros e a perícia médica dos que se declararem com deficiência serão realizados em todas as capitais e no Distrito Federal (DF).

Por outro lado, a prova oral para delegado só será aplicada em Brasília (DF). O Curso de Formação Profissional tambem será realizado no Distrito Federal. Mas as atividades poderão ser desenvolvidas, a critério da administração, em qualquer unidade da federação.

Confira os requisitos de cada cargo

Todos precisam ter idade mínima de 18 anos completos na data de matrícula no Curso de Formação Profissional, além de Carteira Nacional de Habilitação, categoria "B", no mínimo.

Também é necessário estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (neste último caso, para candidatos do sexo masculino).

Delegado

Diploma de bacharel em Direito e comprovação de três anos de atividade jurídica ou policial.


Perito criminal federal

Diploma de conclusão de curso superior em nível de graduação dos cursos especificados.

Agente

Diploma de conclusão de curso superior em nível de graduação.

Escrivão

Diploma de conclusão de curso superior em nível de graduação.

Papiloscopista

Diploma de conclusão de curso superior em nível de graduação.