Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > turismo
Whatsapp Whatsapp
TURISMO

Confira 13 aplicativos indispensáveis para quem vai viajar

Especialista do TechTudo dá dicas do que baixar no celular

Redação iBahia • 25/06/2019 às 9:49 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:39 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

“Atenção, senhores passageiros: daremos início ao seu embarque em 15 minutos.” Foram muitas as vezes em que escutei essa mensagem. Antes de me acomodar no assento e afivelar o cinto, faço uma checagem mental daquele que se tornou o canivete suíço do mundo moderno: o smartphone . Tem aplicativo para todos os momentos da viagem . Todos eles têm versões para Android e iPhone .

1. Culture Trip
Existem guias de viagens para todos os gostos. O Culture Trip se baseia nas opiniões de moradores e de visitantes que decidiram montar listas temáticas. Por exemplo: “Os Melhores Cafés em Paris” ou “As Melhores Panquecas de Amsterdã”. Algumas recomendações serão repetidas, mas entre os artigos sempre há novos lugares. Estabelecimentos podem ser salvos numa Lista de Desejos e os artigos também são baixados no celular, para quando não há internet por perto.

2. Google Tradutor
Placas em locais públicos e alimentação dão trabalho dependendo do país visitado. Felizmente, o Google Tradutor embute um intérprete de bolso sem igual. É só abrir o app, tocar na opção “Câmera” e direcionar o telefone para o texto que precisa ser traduzido.

3. 1.1.1.1
O nome é esquisito, eu sei. Já os benefícios são muito bem-vindos: mais rapidez e privacidade ao acessar a internet por meio de redes desconhecidas. O 1.1.1.1 faz o meio de campo entre o smartphone e a central onde estão salvas as informações de qualquer site da web. Costuma ser uma melhor opção do que depender do roteador do hotel ou do restaurante. Não é necessário para quem está conectado ao 4G.

4. InShot
O melhor aplicativo para bombar no Instagram Stories. Ele possibilita animar fotos, adicionar trilha sonora e escrever legendas para que o conteúdo fique interessante a quem está acompanhando o passeio pela rede social.

5. Instabridge
Que tal pular a etapa de perguntar a senha do Wi-Fi? Como ficar sem internet não é uma opção, o Instabridge precisa estar no seu smartphone. A comunidade alimenta o aplicativo com logins e senhas de redes públicas. Basta um toque para se conectar. Recomendo aproveitar o período anterior à viagem para baixar o pacote offline com todos os Wi-Fi's da região que será visitada.

6. Moovit
Deslocar-se por novas cidades é difícil em meio a sinalizações diferentes e idiomas desafiadores O Moovit torna o processo mais agradável ao concentrar dados de transporte público. Ele se destina a quem gosta de caminhar ou andar de trem, VLT, bikes e similares, como se fosse o melhor amigo gringo que sabe cruzar qualquer município. O sistema é tão esperto que avisa qual seção do metrô fica mais vazia ou qual a saída mais rápida de uma determinada estação. Funciona em 2,7 mil cidades de 90 países.

7. Speedtest by Ookla
Wi-Fi de hotel costuma ser uma lástima. Eu me lembro de poucos que forneciam uma boa experiência. Infelizmente, é o que tem para hoje. Ao menos o aplicativo Speedtest da empresa Ookla possibilita checar se realmente há um problema de conexão. Ele revela a velocidade de download dos arquivos. Na pior das hipóteses, faça o teste e mostre na recepção da hospedagem.

8. Splitwise
Este app é uma mão na roda para dois problemas constantes de quem está no Brasil (dividir a conta) ou no exterior (a gorjeta). Ideal para quem montou um itinerário em grupo, possibilita convidar amigos para uma espécie de livro-caixa digital. Cada despesa fica salva. O sistema computa os valores e, ao fim do trajeto, diz o quanto cada um ficou devendo.

9. TheFork
"Onde comer hoje?” Pergunta típica de quem está desbravando um novo destino. O TheFork faz um mix de classificações dos melhores restaurante, porém adiciona uma camada interessante de informação: as ofertas e descontos em vigor. O próprio app realiza a reserva com alguns toques na tela do celular. O viajante só precisa ir ao estabelecimento e dizer que agendou a saída pelo app. Dica: a versão do app em inglês normalmente tem mais cardápios promocionais.

10. TouchRetouch
O sujeito passa anos sonhando com um determinado destino. Ele se programa, toma providências, embarca para o lugar. Chegando lá, a foto do momento perfeito deixa a desejar porque outro turista apareceu no fundo ou porque tem uma faixa de segurança atrapalhando a paisagem. O Retouch auxilia nestas questões: usa inteligência artificial para corrigir elementos da imagem e torná-la ainda melhor. São pequenos retoques, como a remoção de objetos. Há tutoriais para operar melhor o aplicativo.

11. TripIt
Este app é dedicado a quem se perde em meio a bilhetes de embarque, tickets de atrações, confirmações de trem etc. O TripIt funciona como um secretário que checa novos e-mails e organiza as mensagens relacionadas aos próximos destinos. O resultado é um verdadeiro plano de viagem. Nele ficam registrados os dias, horários, códigos de reserva, itinerários e muito mais. Uma ferramenta completa e muito útil para quando a pessoa está à pressas para pegar o próximo trem, mas não encontra o bilhete eletrônico.

12. KAYAK
Famoso por agregar preços de passagens aéreas, o KAYAK merece um espaço no seu smartphone pelo filtro de franquia de bagagens. O app informa quais as restrições em cada tarifa de companhia aérea. Também oferece uma ferramenta de Realidade Aumentada que checa as medidas da mala em tempo real – basta apontar a câmera para a bagagem e ter uma noção do possível custo extra.

13. xCurrency
Dizem que quem converte não se diverte, mas isso não é motivo para descuidar das contas: afinal, os boletinhos continuam chegando no fim do mês. O xCurrency informa a cotação de uma penca de moedas (mais de duzentas) e comporta até cinco câmbios na tela inicial, para consulta fácil. Sem falar do design elegante e funcional.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TURISMO :

Ver mais em Turismo