Arte e Decoração

Confira 5 dicas para deixar sua casa mais charmosa

O arquiteto Beto Figueiredo deu as dicas utilizando elementos da sua própria casa como exemplo

Agência, O Globo

Pensando em mudar a decoração de sua casa? O arquiteto Beto Figueiredo deu cinco dicas simples que podem ajudar na decoração. Em todas as dicas ele utilizou sua própria casa como exemplo.

1-Frutas no pé

"Jabuticabeira em casa dá super certo e dá jabuticaba! Os passarinhos amam. Os cachorros também. É importante ter luz natural e muita água. Um regador grande cheio por dia dá conta. Jardim vertical nas janelas é outra dica que requer pouca manutenção. São placas de bromélias e plantas pendentes que resistem bem."

2-Cor na cozinha

"Acho a cozinha um espaço muito importante na casa onde a família e os amigos podem se reunir para cozinhar, beber, ouvir música e se divertir. É onde se prepara o nosso combustível de todos os dias. O uso da cor pode ser um diferencial, e cores quentes, como usei na nossa, podem trazer um aconchego ainda maior. Optamos pelo vermelho."

3-Mais espaço na cozinha

"Como a minha cozinha não é grande, tirei partido do pé direito de três metros e desenhei armários que vão até o teto. Um deles, o de copos, tem o fundo em espelho que reflete a luz e dá maior profundidade. Fiquei na maior dúvida se ficaria cafona, mas arisquei e adorei o resultado. Aliás, espelho ajuda muito em pequenos espaços e ajuda muito na iluminação, natural ou artificial, por duplicar a luz."

4-Coleções expostas

"Organizo coleções por grupos, por ser a forma mais fácil. Aqui em casa somos todos acumuladores. Catei muita tralha de família, móveis e objetos que ninguém queria, como as poltronas que estão embaixo da janela que eram da minha avó e o carrinho de chá que está ao lado das mesmas. Os brinquedos de ferro eram meus. A nossa mesa de centro é composta por dois baús, muito antes das pessoas começarem a fazer isso, vejo muito essa solução em decorações hoje em dia. Era o que tínhamos na época e deu super certo."

5-O antigo com história

"A mesa lateral de madeira (da minha casa) é francesa, com desenho de Louis Majorele. Foi herança de uma tia da minha esposa, Margarida Zobaran, artista plástica. Uma curiosidade é a medalha de prata que está sobre esta mesa também, com imagem do rei Umberto da Itália, que deu o nome do meu avô. Tudo está exposto misturado com peças contemporâneas. Adoro casa com história e personalidade."