Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
ECONOMIA

Confira algumas dicas para economizar energia elétrica no inverno

Os cuidados valem para o ano todo, independentemente da estação, mas no inverno é preciso redobrar a atenção

Redação iBahia • 22/07/2017 às 20:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 2:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A temperatura em queda em todo o Brasil neste inverno, aliada às férias escolares, tem impacto direto nas contas de luz. Chuveiro elétrico, secador de cabelo e aquecedores de ambiente são alguns dos vilões do acréscimo no consumo de energia. Na fatura de julho, a bandeira tarifária aplicada será a amarela, com cobrança extra de R$2 a cada 100kWh. Para driblar o aumento excessivo da fatura, o Instituto Akatu para o Consumo Consciente dá algumas orientações para uso mais eficiente dos eletrodomésticos. Os cuidados valem para o ano todo, independentemente da estação, mas no inverno é preciso redobrar a atenção.

Chuveiro elétrico
O chuveiro elétrico costuma ser o maior consumidor de energia de uma casa durante o inverno. Por isso, é importante evitar banhos longos para que a conta de luz não vá nas alturas. O instituto Akatu defende que uma pequena mudança de comportamento faz a diferença: se cada pessoa diminuísse em apenas um minuto o seu tempo diário de banho no chuveiro elétrico, a energia economizada em um ano equivaleria a mais de 10 dias de operação da usina de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do Brasil, em sua geração máxima.

Lâmpadas
No inverno, há menos horas de luz solar e, por isso, é preciso muita atenção para não desperdiçar energia com a iluminação. Substituir as lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED, que têm maior durabilidade e são mais econômicas, vai ajudar a reduzir o valor da conta de luz. Mas nunca é demais lembrar: ao sair de um ambiente, não se esqueça de apagar a luz. Esta prática, segundo o instituto Akatu, vai além da economia de energia, pois também aumenta a vida útil das lâmpadas.

Aparelhos de TV
Não deixe a TV ligada à toa. Se todos desligássemos o aparelho uma hora por semana, a eletricidade economizada em um mês seria suficiente para abastecer o consumo de energia mensal das cidades de Votuporanga e Registro (SP), com seus quase 148 mil habitantes, ressalta o Akatu.

Computador
Desligue o computador quando este não estiver em uso. Muitas pessoas têm o hábito de deixar estes equipamentos de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, ou, simplesmente, por comodidade. A recomendação é desligar o aparelho sempre que for ficar mais de duas horas sem utilização. O monitor deve ser desligado a partir de 15 minutos sem uso.

Geladeira e máquina de lavar
Evite abrir a porta da geladeira toda hora, pois o ar quente entra e o motor do equipamento é obrigado a gastar mais energia para resfriá-la novamente. Para colocar ou retirar os alimentos, faça tudo de uma só vez. E não guarde comida e recipientes quentes na geladeira, pois isso aumenta o consumo de energia. Verifique se a borracha da porta está em boas condições, pois ela isola o interior do refrigerador e evita maior consumo de eletricidade.

Na hora de lavar roupa, acumule o máximo de peças possível para usar a máquina de lavar. Isso ajuda a economizar energia e água.

Ferro de passar

Junte também o máximo de peças para passar de uma só vez, aconselha o Akatu. Antes de ligar o ferro, separe as roupas por tipo de tecido – alguns exigem temperatura mais alta, outros exigem temperatura mais baixa. Comece com as roupas que exigem temperatura mais baixa, depois aumente a temperatura e passe as roupas de algodão.

Se possível, pendure em cabides as camisetas, camisas e blusas para que elas sequem e desamassem naturalmente. Dependendo do tipo de tecido, a peça pode até dispensar o ferro de passar e ir direto ao guarda-roupa.

E lembre-se: ao comprar um eletrodoméstico, procure o selo Procel ou etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que indicam os produtos mais econômicos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia