Comportamento

Confira cinco dicas para aumentar a vida útil de seu calçado

Shoes Design selecionou cuidados que vão da limpeza até a forma de guardar os sapatos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Seus sapatos estragam rápido? É possível aumentar a durabilidade dos calçados a partir de cuidados no dia a dia e, dessa forma, diminuir o consumo do produto no Brasil. O país é o quarto maior produtor de calçados do mundo, com 900 milhões de pares produzidos em 2017, de acordo com a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados).

Foto: Divulgação

Para melhor cuidado com os calçados, a Shoes Design Graziele Oliveira separou cinco dicas que vão ajudar a prolongar a vida útil dos seus sapatos. Confira:

1. Não use o mesmo calçado por vários dias seguidos, procure revezar modelos  deixando sempre eles um tempinho ao ar livre para secar e desodorizar. Utilizar uma tampinha de bactericida, desses vendidos em mercado, com 300 MLs de água borrifando dentro dos calçados pode ajudar também. Dessa forma, você evita a proliferação de fungos.
Foto: Divulgação

2. Ao contrário do usual, a água não é um aliado para a limpeza dos sapatos. Claro que em dias de chuva é impossível não ter esse contato. Então, quando isso acontecer, coloque-os para secar na sombra e mantenha papel dentro do calçado para não danificar o formato.

3. Nunca use secadores de cabelo no sapato ou coloque atrás da geladeira. O calor excessivo pode danificar o produto.
Foto: Divulgação

4. Não utilize produtos abrasivos, como esponja de aço, ou esfregue com força. A ação pode deteriorar o material, a cor e a textura dos calçados.

5. A última dica é sobre armazenamento: Evite empilhar os calçados porque assim eles podem deformar, manchar e causar riscos irreversíveis. O ideal é guardá-los em caixas ou sacos específicos para ficarem alinhados, um ao lado do outro. O uso de sacos de flanela, TNT ou caixa de polipropileno evitam o aparecimento de traças e baratas e facilitam a entrada de ar para que o calçado respire e não mofe.
Foto: Divulgação