Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
ECONOMIA

Confira cinco roteiros para aprender a investir

Saiba como economizar e qual é a melhor aplicação para fazer seu dinheiro render

Redação iBahia • 18/05/2018 às 22:31 • Atualizada em 31/08/2022 às 22:38 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Os juros nunca estiveram tão baixos, o dólar está sob forte pressão e o cenário eleitoral traz dúvidas no horizonte. Na Semana Nacional de Educação Financeira 2018, preparamos um guia com roteiros para o brasileiro conseguir economizar, voltar a poupar e planejar seu futuro. Quando investir? Onde colocar o dinheiro? Qual é o melhor fundo de investimento? Como sair do vermelho? Confira a seguir a melhor estratégia para garantir a tranquilidade financeira.

Foto: Reprodução


1. Sair do vermelho e economizar mais
O primeiro passo é organizar as finanças, listar despesas e cortar o supérfluo. Com disciplina e planejamento, dizem os especialistas, é possível sair do vermelho e melhorar seu esforço de poupança. O segredo é envolver todos na família: filhos, cônjuges, pais, sogros e sogras, agregados, etc. Nesta reportagem, é possível aprender as recomendações dos analistas e usar uma planilha para controlar as despesas.

2. Receita para quem é conta própria: seguros, investimentos e previdência
Para quem trabalha por conta própria, como autônomo, consultor ou microempreendedor, disciplina é a alma do negócio. Como a renda muitas vezes varia de um mês para o outro e a proteção da carteira assinada não está disponível, o roteiro para não ter sustos inclui não só investimentos, como também seguros e um planejamento de previdência. Nesta reportagem, especialistas sugerem estratégias específicas para esse perfil de investidor.

3. Tesouro Direto, LCI ou debêntures: entenda “a sopa de letrinhas” da renda fixa
A caderneta de poupança ainda é a “queridinha do Brasil”. Mas qual investimento rende mais que a poupança sem correr risco? As opções para os investidores mais conservadores estão cada vez maiores. Em vídeo, explicamos as características dos diferentes títulos de renda fixa. Com os juros baixos, fazer a escolha certa faz toda a diferença.

4. Qual investimento rende mais a longo prazo?
Tão importante do que saber onde investir, é planejar por quanto tempo você quer deixar os seus recursos aplicados. Neste roteiro, ouvimos especialistas para saber a melhor estratégia para quem quer investir por 1 ano, 5 anos, 10 anos e 15 anos.

5. Poupando para a aposentadoria
Com a perspectiva de que o país terá que fazer uma reforma da Previdência, diante do envelhecimento da população, planejar a aposentadoria nunca foi tão importante. Nesta reportagem, mostramos as recomendações dos especialistas para ter uma velhice tranquila. É possível ainda calcular quanto é preciso poupar por mês para garantir a aposentadoria.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia