Viver Bem

Confira dez atividades que estimulam o equilíbrio e o bem-estar

Ter uma vida saudável é essencial para o bem-estar e reflete positivamente em diversos aspectos do cotidiano

Especial de Conteúdo
- Atualizada em


Oferecimento
A prática de atividades físicas, aliada a uma alimentação balanceada, um sono adequado e atividades de lazer influenciam na saúde física e mental das pessoas e melhoram a qualidade de vida. Ter uma vida saudável é essencial para o bem-estar e reflete positivamente em diversos aspectos do cotidiano, como a relação com a família, trabalho e relações sociais.

São inúmeras as atividades que envolvem o desenvolvimento pessoal e espiritual e estimulam uma vida equilibrada. Os métodos ajudam a controlar doenças crônicas como diabetes e hipertensão, regulam o estresse e liberam endorfina, que transmite a sensação de bem-estar.

As atividades podem ser ainda mais prazerosas para quem vive perto da natureza e pode realizar algumas práticas ao ar livre. Seja em espaços verdes ou mesmo na praia, as atividades incentivam uma vida com mais equilíbrio entre o corpo e a mente. Confira algumas delas:

PRÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA O BEM-ESTAR:

1. Pilates

 O pilates é uma das atividades mais praticadas atualmente. O método de exercício tem como objetivo fortalecer a musculatura estabilizadora profunda do abdômen, promover mobilidade para as articulações, reeducação do movimento, consciência corporal, melhora da postura e músculos mais saudáveis (alongados e tonificados). É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

2. Yoga
Praticar o Yoga traz vários benefícios para o corpo e a mente, como maior flexibilidade, melhor oxigenação e até mesmo maior concentração. Além disso, o yoga pode promover uma melhora na autoestima e ajuda no desenvolvimento do corpo, tudo isso visando o encontro do equilíbrio próprio.

3. Cozinhar
O gosto pela cozinha é outro grande aliado da saúde. Enquanto se prepara um prato, é possível descontrair, relaxar e se divertir. Além do vínculo emocional, ingerir alimentos saborosos traz sensação de bem-estar e relaxamento.

No blog do Alphaville você encontra também receitas que te ajudarão a inovar na cozinha.

4. Caminhar
Além de melhorar a circulação sanguínea e a respiração, ao caminhar, o corpo também tem a capacidade de liberar substâncias como a endorfina, responsável pela sensação de felicidade. Ou seja, um simples passeio no residencial pode elevar o humor e a autoestima, que são fundamentais para uma mente saudável.

5. Meditar
Muito mais do que respiração, a concentração e o equilíbrio também são trabalhados na meditação. Seja em casa ou ar livre, o importante é conseguir esvaziar a mente dos maus pensamentos e focar em você. A prática ajuda a olhar a vida através de uma nova perspectiva, além de possibilitar uma paz interior, necessária para uma vida plena e feliz.

6. Ciclismo
Andar de bicicleta é uma das atividades preferidas de muita gente, e a prática pode trazer transformações na vida. O corpo fica definido, a saúde melhora e a mente fica sã sem o estresse do trânsito de cidades grandes. Saiba mais sobre essa atividade no blog do Alphaville.

7. Tênis
Há inúmeros benefícios na prática do tênis, que envolve corpo, mente e saúde. Com a prática do esporte, o risco de doenças cardíacas diminui, além de melhorar a flexibilidade, coordenação e equilíbrio, bem como a saúde óssea e a perda de peso.

8. Academia
A prática de exercícios físicos na academia, com o auxílio de aparelhos e pesos, é, em muitos casos, a primeira opção das pessoas. Esse tipo de exercício é capaz de melhorar a postura, define a musculatura e ainda rejuvenesce.

9. Natação
A natação tem uma vantagem em relação às outras atividades citadas: não possui impacto, ou seja, não afeta as articulações e ainda promove o relaxamento dos músculos e ajuda a aliviar a tensão muscular. Com a prática do esporte, a capacidade aeróbica é melhorada, assim como a postura e o equilíbrio.

10. Hidroginástica
A hidroginástica, como o nome diz, é uma ginástica na piscina. Assim como a natação, ela não possui impacto e é recomenda para quem tem problemas nas articulações. A prática aumenta a resistência muscular, dá uma maior flexibilidade, além de tonificar o músculo e auxiliar no emagrecimento.

Quer saber mais sobre o bem-estar dentro dos residenciais Alphaville Urbanismo? Acesse aqui e fique por dentro de todo esse universo.