Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Confira dicas de manutenção para seu box do banheiro durar mais

Falta de limpeza e de manutenção correta pode acarretar no enferrujamento do kit ou em problemas com o trilho

Redação iBahia • 26/08/2017 às 20:30 • Atualizada em 29/08/2022 às 18:12 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O box no banheiro deixa o ambiente mais arrumado, além de evitar que o chão fique encharcado. Feito em materiais como vidro, alumínio e acrílico, a média de preço para compra e instalação é de R$ 300.

Segundo ela, o box pode ser colocado em qualquer banheiro, até os menores. Neste caso, a melhor opção é a que tem portas de correr, já que dá uma ideia de amplidão e utiliza um espaço menor para a instalação.

A arquiteta Fernanda Palles também lembra que uma opção para os espaços muito pequenos são os modelos de box arredondados, e acrescenta que o melhor modelo vai variar de acordo com a planta do cliente e a posição de janelas, vaso e cuba.

Para a arquiteta Cristina Grossi, há um grande universo nesse setor que pode fazer o momento do banho ser muito mais do que um momento de higiene pessoal.

— Podemos ter uma sala de banho belíssima com duchas maravilhosas, que se adaptam a pequenos e grandes espaços. Os chuveiros hoje são extremamente modernos, alguns autolimpantes, com tecnologias que captam o ar do ambiente e multiplicam a densidade das gotas, trazendo economia de água e uma sensação ótima na hora do banho, além das duchas que possuem cromoterapia — iluminação que liga com a energia da própria água e as colunas das salas de banho — cita.

Foto: Reprodução

Veja as dicas:

Distância

Para um dia a dia mais confortável, a circulação deve ter uma distância de 60 a 80cm de objetos como vaso sanitário, gabinete e acessórios como lixeira e toalheiro.

Revestimento
Para a parede, o ideal são revestimentos não porosos, para que não haja acúmulo de sujeiras. No piso, use revestimento antiderrapante. Deve-se evitar materiais que tenham muito rejunte no piso, pois tendem a acumular mais sujeira, especialmente na área do box e próximo ao vaso sanitário.

Dentro da caixa
Havendo espaço internamente, o ideal é ter um suporte para toalha e nicho embutido na parede para colocação de cremes e shampoo. No caso de idosos ou portadores de necessidades especiais, ter um banquinho, de preferência fixo na parede .

Faxina
A falta de limpeza e de manutenção correta pode acarretar no enferrujamento do kit ou em problemas com o trilho. O ideal é, após o banho, não deixar os vidros sujos com sabonete e secá-los para que não acumulem gordura ou sujeira, porque é comum que os resíduos que ficam no vidro gerem manchas difíceis de retirar. É aconselhável que pelo menos uma vez por semana o box receba uma limpeza mais aprofundada, que englobe o vidro, o kit e o espaço que fica nas frestas entre os trilhos inferiores. O ideal é fazer uma limpeza diária com sabão neutro, porque os abrasivos removem os rejuntes (tanto que é preciso refazê-los de tempos em tempos). Caso o banheiro tenha sido impermeabilizado, a troca de rejunte pode ser feita de três em três anos.

Tipo ideal
Pelas normas, o box deve ter dimensão mínima de 80cm x 80cm. Mas esta medida não é confortável; uma largura considerada ideal e confortável seria de, pelo menos, 90cm x 1,20cm

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração