ESPECIAL JUNINO 2021

Confira dicas para amenizar o desconforto dos pets com os fogos durante o São João

Pets podem ter diversas reações aos fogos, mas há técnicas que os tutores podem adotar para amenizar

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)


Para quem tem pets, o São João chega junto com uma preocupação: como amenizar o desconfortos dos bichinhos por conta do barulho dos fogos. Os pets podem ter diversas reações desde de se esconderam embaixo de alguns móveis, tremores, latidos compulsivos e situações mais graves como fuga na hora do medo.

A médica veterinária da clínica AMA Pets, Miucha Furtado, afirma que o tutor precisa estar preparado para reduzir os danos durante esse período. "Pets precisam se sentir seguros e a sua presença já transmite isso para ele, então dê colo e muito amor, deixando ele sempre bem perto", aconselha a profissional.

Além do carinho, Miucha também indica deixar o ambiente o mais tranquilo possível, com músicas que acalmam. Segundo a veterinária, é possível achar na internet diversos vídeos com esse tipo de propósito.

Para deixar os pets mais relaxados, a profissional recomenda associa essas momentos com algumas brincadeiras que ele gosta ou oferecer brinquedos, para desfocar do barulho dos fogos. 

Técnicas

Para melhorar o bem estar dos pets nesse período, existem algumas técnicas que os tutores podem colocar em prática, como a do "pano envolto sobre o corpo".

Ao envolver uma faixa no corpo do cachorro, ela acaba estimulando a circulação sanguínea nas extremidades do corpo do animal, fazendo com que ele fique menos tenso na região do dorso. Assim, aliviando as sensações de medo e insegurança.