Carros

Confira dicas para aumentar a vida útil do amortecedor do seu veículo

Amortecedores proporcionam estabilidade e conforto em diferentes tipos de piso

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Item de suma importância de um veículo, os amortecedores são responsavéis por manter o contato permanente entre os pneus e o solo, além de proporcionar estabilidade e conforto em diferentes tipos de piso. 
Por isso, é importante realizar a manutenção deste item para garantir a segurança do condutor do veículo e demais usuários das vias.

Confira algumas dicas para aumentar a vida útil dos elementos da suspensão.
(Foto: Divulgação)
Equalizar o amortecedor
Processo importante para que ele tenha desempenho total nos primeiros movimentos do carro. O procedimento, popularmente conhecido como 'sangria', deve ser realizado pelo reparador/mecânico, deixando a peça na posição de trabalho e em seguida abrir a haste até o final.
Depois é necessário virar a cabeça e fechá-la para completar a equalização. É recomendado que o processo seja feito de 3 a 4 vezes para que o fluido preencha completamente o tubo do produto. 
Utilizar as ferramentas adequadas
Outra dica para aumentar a vida útil do seu amortecedor é utilizar as ferramentas corretas. O uso de ferramentas inadequadas na montagem do amortecedor pode danificar a peça, é importante lembrar que dependendo do tipo de dano causado no amortecedor ele acaba perdendo a garantia.
Aplicação do produto
Um cuidado muito importante é conferir a aplicação do produto. Embora os amortecedores possuam semelhanças é muito importante respeitar a tabela de aplicações, isso porque as cargas dos componentes são desenvolvidas de acordo com as necessidades do veículo.
Um produto inadequado pode sobrecarregar outras peças comprometendo a eficácia dos mesmos colocando em risco sua vida útil.