Casamentos

Confira dicas para planejar a festa de casamento dentro do orçamento

Não é preciso se endividar para realizar o sonho. Com criatividade e seguindo algumas dicas é possível organizar uma bela festa

Redação iBahia (casamentos@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Organizar um casamento requer muita dedicação e economia. Por isso, é necessário que a cerimônia se adeque ao orçamento previsto dos noivos. Não é preciso se endividar para realizar o sonho. Com criatividade e seguindo algumas dicas é possível organizar uma festa que seja da maneira com a qual o casal planeja. Os noivos devem decidir primeiro de que forma querem o casamento. Mesmo não conseguindo tudo o que quer, desenvolva uma ideia geral sobre a cerimônia. Pense no local, na quantidade de convidados, qual a estação do ano que pretende casar, estilo do casamento (retrô, moderno, tradicional, rústico, urbano), se será temático. Todos os detalhes devem ser pensado.


Após essa idealização, pense qual dessas ideais você pode organizar sem terceirizar nenhuma empresa. Se o casamento for no campo, a decoração pode ser feita com a ajuda família e dos amigos dos noivos de forma que tenha a cara do casal. Caso opte por flores, a dica é escolher a da temporada e, se possível, da região onde você mora. "Elas são mais baratas e estarão mais frescas", explicou a decoradora Suzana Muricy em entrevista ao site 'M de Mulher'.

Não é preciso se endividar para realizar o sonho. Com criatividade e seguindo algumas dicas é possível organizar uma festa dos sonhos

Já para as bebidas e comidas, com um pouco de originalidade é possível oferecer uma mesa farta para os convidados sem extrapolar o seu orçamento. Se bem organizadas, as mesas se tornam parte da decoração. "Uma opção é usar aquelas com formato de flores nas bandejas superiores e, na parte inferior, manter os doces em embalagens simples", essa é a dica de Mari Dedivitis, assessora de casamento, em conversa com o 'M de Mulher'.


Os gastos com os convites se tornam menores quando os noivos já sabem o número aproximado de convidados que participarão do evento. Para isso, não é preciso contratar uma empresa para confeccionar o 'Save the date' (reserve a data). Alguns sites já disponibilizam esse serviço. Outra dica boa é abrir mão de um calígrafo e dar um toque pessoal ao convite de casamento.


Casar no sábado é, entre a maioria das noivas, o dia preferido e também o mais caro. Alguns salões costumam oferecer descontos especiais para cerimônias realizadas na sexta-feira e no domingo. Quando escolhida uma quinta-feira ou véspera de feriado, a negociação pode ter um desconto maior.