Arte e Decoração

Confira: especialista dá dez dicas para manter a casa em ordem durante a quarentena

A melhor organização é aquela onde você consegue visualizar e deixar todos os itens de fácil acesso

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Devido a pandemia do coronavírus, muitas pessoas estão de quarentena e se adaptando a uma nova realidade. De acordo com o site Extra, com os filhos em casa e o trabalho em home office acabam deixando mais difícil manter o imóvel organizado. Pensando nisso, a personal organizer Camila Cruz, separou dez dicas para você reformular e otimizar os espaços da sua casa. Confira:

Comece pelo descarte

“Antes de organizar, reavalie tudo o que está na sua casa. Você vai encontrar itens que podem ser doados, reciclados, reaproveitados e até vendidos. Se alguma coisa não faz mais sentido para você, vamos liberar espaço para guardar o que você precisa e usa”.

Use produtos organizadores

A melhor organização é aquela onde você consegue visualizar e deixar todos os itens de fácil acesso. Então use os produtos organizadores a seu favor. Eles ajudam a otimizar o espaço, além de facilitar na hora da manutenção.

Abuse da criatividade

Seja criativa na hora de organizar. Quando tiramos todos os itens de uma gaveta, por exemplo, temos a oportunidade de organizar os itens de uma forma diferente e que fique muito mais prática. Se essa nova disposição dos itens não der certo, tente outra até encontrar uma que funcione.

Potes de plástico também podem ser categorizados

O ideal é guardar cada pote com a sua tampa, para evitar que você perca tempo procurando. Se você não tiver espaço para guardar os potes desta forma, categorize-os e coloque as tampas próximas a eles! Assim, quando você for usar o pote, saberá que a tampa dele está ali ao lado.

Atenção aos utensílios usados na cozinha

Além dos potes de plástico, a consultora afirma que os utensílios usados na cozinha também podem (e devem) ser organizados para facilitar o trabalho. “Sabe aquela pilha de formas que você sempre tem que enfrentar na hora de pegar a de baixo? Colocá-las de lado é a forma mais eficiente de guardar”, explica.

Organização das camisetas

Existe um organizador para camisetas que funciona como uma prateleira e facilita na hora de escolher. Outra forma de guardar as camisetas é no estilo dominó, onde ao pegar uma camiseta, você não bagunça as demais. 

A melhor maneira de dobrar meias

A forma correta é esticar a meia com os calcanhares para cima, colocar uma sobre a outra encostando esses calcanhares, pegar a ponta da meia (onde ficam os dedos) e dobrar até o calcanhar na direção do elástico. Aí você encaixa a ponta da meia dentro do elástico, e pronto. 

Como organizar as roupas íntimas

Coloque a parte do bumbum pra cima e dobre as alças, mesmo que sejam fininhas, em direção ao centro da calcinha, fazendo nosso retângulo. Agora é só pegar o fundo da calcinha e dobrar na direção do elástico para encaixá-lo lá.

Como guardar vestidos sem amassar

Se você não tiver altura no armário para deixar no cabide, experimente usar dois cabides para um vestido. Um deles vai ficar na forma convencional, e o outro vai segurar a barra do vestido, dividindo o peso, o que é ótimo para evitar que ele deforme. 

Itens com valor afetivo também merecem ser organizados

Aproveite esse período de quarentena para relembrar os momentos das fotos e, organizá-las. Vocês podem separar as fotos em ordem cronológica, por membro da família, por lugar e até por evento. Depois é só colocar nos álbuns e etiquetar.