Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Confira receitas de produtos de limpeza caseiros e sustentáveis

Sabão de coco, bicarbonato de sódio e vinagre podem ajudar

Redação iBahia • 08/06/2019 às 22:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 13:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Ingredientes simples, como vinagre, sabão de coco e bicarbonato de sódio, podem substituir os tradicionais sabões em pó, detergente e outros limpadores. O bolso, a casa e o meio ambiente agradecem porque esse trio têmpotencial de agressão muito inferior se comparados aos produtos de fórmula complexa. “São muito mais baratos, fáceis de usar e cumprem diversas funções. Essa ideia de que precisamos de um produto para banheiro, outro para cozinha, um terceiro para a sala é loucura”, diz Carol.
Confira abaixo receitas sustentáveis de produtos de limpeza
Para lavar roupa
Substitua o sabão em pó por sabão de coco, ralado na parte mais fina do ralador. Coloque-o na máquina de lavar normalmente. O vinagre de álcool cumpre a função de dar maciez às roupas e deve ser colocado na lavadora da mesma forma e na mesma quantidade de um amaciante tradicional. “O vinagre de álcool não mancha a roupa, nem deixa cheiro forte”, garante Carol Cronemberger.
Detergente do bem
Corte uma barra de sabão de coco e coloque os pedaços numa panela com um litro de água. Leve ao fogo e deixe o sabão derreter, sem borbulhar. Depois, coloque uma xícara de café de álcool e gotas do óleo essencial de sua preferência. Deixe a mistura esfriar e depois coloque-a num porta-sabonete líquido com válvula.
Para limpar o chão
Banheiro ou cozinha podem ser higienizados com uma combinação simples e barata. Misture uma xícara de café de álcool com a mesma proporção de vinagre. Se quiser perfumar a combinação, coloque algumas gotas de óleo essencial de eucalipto. “É muito bom pra quem tem animal em casa, pois não dá alergia aos bichos e ainda ajuda a matar pulgas”, diz Carol.
Para tirar gordura
Louças e panelas impregnados de gordura podem ficar de molho com bicarbonato de sódio. Não tem mistério: é só encher o utensílio com água e bicarbonato, esperar um tempo e lavar com o detergente feito de sabão de coco. Ele também limpa com eficiência pratas e metais.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias