Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
ECONOMIA

Confira sete dicas para economizar na conta de luz

Tarifa de energia elétrica tem subido acima da inflação e mudança de hábitos pode ajudar a reduzir gastos

Redação iBahia • 19/06/2018 às 15:31 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:02 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O custo da energia elétrica têm subido acima da inflação nos últimos anos. E a falta de chuvas, que leva ao baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, deve continuar pesando no bolso do brasileiro.
Foto: Divulgação
Nesse cenário, é importante ficar atento para mudar os hábitos para tentar economizar: desde juntar as roupas para passar de uma só vez a evitar a deixar a porta da geladeira aberta mais tempo que o necessário.
CHUVEIRO ELÉTRICO
Algumas mudanças de hábito ajudam a reduzir o gasto de energia, afirma a Aneel. Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos, é uma delas. O consumidor deve selecionar a temperatura morna ou fria no verão, verificar as potências no seu chuveiro e calcular o seu consumo.
GELADEIRA
Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário e não forrar as prateleiras. Regular a temperatura interna e nunca guardar alimentos quentes. Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos.
AR CONDICIONADO
Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado ligado. Manter os filtros limpos é outra dica importante. Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho e colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto.
FERRO DE PASSAR
Uma boa ideia para diminuir o valor da conta de luz é juntar roupas para passar de uma só vez ou separar por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura. Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa.
ILUMINAÇÃO
Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas, como as de LED, e apagar a luz ao sair de um cômodo são formas eficientes de economizar. Pintar o ambiente com cores claras também ajuda. Durante o dia, deixe as cortinas e persianas abertas para aproveitar ao máximo a luz solar.
APARELHOS EM STAND-BY
Aparelhos em modo stand-by, apesar de desligados, gastam energia para manter aquela luzinha acesa. Se não os utilizar por muito tempo ou ficar fora de casa por um período mais longo de tempo, desligue-os da tomada.
ELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS
Se for viajar, retire todos os equipamentos de suas tomadas, exceto a geladeira, caso decida manter nela produtos perecíveis.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia