Arte e Decoração

Conforto e estilo: veja dicas para escolher o melhor tapete estampado para sua casa

Objeto é uma boa pedida para a decoração com a chegada do outono

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O outono já chegou e, aos poucos, a temperatura começa a diminuir. Com isso, ninguém merece pisar no chão gelado, não é mesmo? Para trazer mais conforto e também estilo à decoração de sua sala, uma boa opção para mudar os ares são os tapetes estampados.

Um dos receios mais comuns dos consumidores em relação aos tapetes estampados está no ‘peso’ que a peça pode oferecer à decoração. Apaixonada pelos efeitos que o tapete pode proporcionar nos projetos, a arquiteta Karina Korn sugere que a concepção do ambiente tenha como ponto de partida a escolha do tapete. “Trabalhando dessa forma, fica muito mais fácil decidir a paleta de cores e os complementos decorativos do espaço”, explica.

A especialista separou quatro ambientes que recebem tapetes estampados para inspirar a sua ideia. Confira:

1. Clássica

A proposta de um ambiente clássico foi cumprida com mérito por Karina, que selecionou com cuidado os itens decorativos e mobiliários. Peças de artes e acabamentos delicados levam sutileza ao espaço, assim como o tapete escolhido: bege com linhas pretas e cinzas, contribuindo para a paleta de cor e requinte do ambiente.

Foto: Eduardo Pozella

2. Jovem e moderna

A decoração desta sala de estar jovem e moderna nasceu a partir do tapete estampado. A peça escolhida possui recortes modernos com uma paleta de personalidade que explora os tons de cinza e azul turquesa. Assim, almofadas e quadros da mesma paleta decoram o ambiente, oferecendo um astral jovem e alegre. “Vale ressaltar também que, apesar das cores fortes, temos o aconchego da madeira para equilibrar”, conta Karina.

Foto: Eduardo Pozella

3. Varanda divertida

Nesta varanda, os moradores adoram receber família e amigos para confraternizações especiais. Por isso, a arquiteta sugeriu um ambiente moderno e descontraído, combinando com o skyline apreciado através do fechamento de vidro. O ponto central da decoração está na dupla de tapetes com formato e estampas diferentes que aliam graça e modernidade ao espaço. “Apesar de terem estampas diferentes, seguimos por um mesmo tom, o que alinhou a decoração de todo o espaço”, conta Karina.

Foto: Eduardo Pozella

4. Conforto

Nesta sala de TV, a palavra-chave é o conforto e aconchego. Por isso, o tapete escolhido foi produzido com um tecido confortável, perfeito para os dias mais frios e o toque dos pés. A estampa oferece delicadeza e singelos toques de verde quebram a decoração monocromática do espaço.

Foto: Eduardo Pozella