Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
EDUCAÇÃO

Conheça 10 aplicativos gratuitos para aprender idiomas

Do inglês ao mandarim, veja os melhores apps para dominar uma língua estrangeira e dicas para render mais estudando sozinho

Redação iBahia • 29/05/2017 às 15:34 • Atualizada em 31/08/2022 às 15:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
É possível aprender uma língua estrangeira de graça, basta ter um telefone celular com acesso à internet (smartphone). O segredo para estudar por conta própria por estas ferramentas, segundo especialistas ouvidos pelo CORREIO, é ter disciplina, estabelecer metas e praticar. Confira dicas de como ter sucesso ao estudar sozinho pelo celular e uma lista com os 10 melhores aplicativos de ensino de idiomas testados pela reportagem.

				
					Conheça 10 aplicativos gratuitos para aprender idiomas
Duolingo O app é completamente gratuito e ensina didaticamente inglês, francês, alemão e espanhol. Nele, você pode estabelecer a meta de praticar o idioma desejado por 5, 10 15 ou 20 minutos por dia, e o próprio aplicativo envia um alerta de notificação para lembrar que está na hora de estudar, não deixando esquecer de praticar diariamente. O método de ensino é ideal para iniciantes. É lúdico e relaciona palavras às imagens, áudio e escrita, facilitando a memorização. Para começar, é possível fazer um teste de nivelamento que identifica o grau de conhecimento na língua. À medida que concluir as atividades, ele informa a porcentagem de fluência no idioma.
Baixe na Apple Store e no Google Play e acesse também pelo site.
Babbel Disponível em app e site, ensina gratuitamente o nível básico de 13 idiomas. O curso oferta lições de 15 minutos por dia e o progresso é salvo e sincronizado à conta do usuário. Pode ser baixado para usar offline. Além disso, as lições são elaboradas por especialistas em linguística. A primeira lição de cada nível é gratuita, mas para conseguir o acesso ao conteúdo completo, o aplicativo requer uma assinatura mensal, trimestral, semestral ou anual.
Baixe na Apple Store e no Google Play e acesse também pelo site.
Busuu São 11 opções de idiomas, como o árabe, mandarim (chinês), italiano, russo e japonês para aprender gratuitamente no nível básico. Para acessar as lições de outros níveis, o aplicativo requer uma assinatura paga, que pode ser mensal, semestral ou anual. O Busuu possui exercícios de fala, gramática, compreensão oral, escrita, memória, expressões, além de outras opções de aprendizagem, como praticar em chat com outros estudantes. Pode ser usado offline.
Baixe na Apple Store e no Google Play e acesse também pelo site.
Rosetta Stone O app ensina 22 línguas gratuitamente no nível básico, mas é preciso assinar para ter acesso ao conteúdo completo e demais níveis. A aprendizagem é didática e estimula a memorização. Além dos mais comuns, alguns dos idiomas disponíveis são: mandarim (chinês), japonês, grego, sueco, hindi, hebraico, coreano, persa e árabe.
Baixe na Apple Store e no Google Play e acesse também pelo site.
HiNative Neste app é possível praticar mais de 120 idiomas conversando com nativos.
Baixe na Apple Store e no Google Play e acesse também pelo site.
English Bite Gratuito e lúdico, este app promete ensinar uma frase em inglês por dia.
Baixe na Apple Store e no Google Play.
Upmind Com este app, é possível aprender inglês brincando. Com games e atividades lúdicas, ele ensina cinco ou mais palavras por nível e força a memorização com execícios de escrita, compreensão oral e tradução. Você pode também duelar com outros usuários e vencer torneios. Este aplicativo ainda possui o sistema de lembrete, que notifica no celular as palavras aprendidas para refrescar a memória.
Baixe na Apple Store.
Mondly Com imagens e áudios, o app, gratuito, ensina 33 línguas de forma didática.
Baixe na Apple Store e no Google Play e acesse também pelo site.
ABA English Este app ensina inglês através de videoaulas e filmes de curta-metragem.
Baixe na Apple Store e no Google Play e acesse também pelo site.
AcellaStudy São 22 línguas, como mandarim e japonês, para um aprendizado prático.
Baixe na Apple Store e acesse também pelo site.
Dicas para estudar sozinho
Disciplina: Separe de 5 a 30 minutos por dia, pelo menos, para estudar. Treinar constantemente é essencial para aprender a nova língua ou o conteúdo é esquecido.
Metas: Estabeleça metas e objetivos para cumprir semanalmente, como memorizar uma quantidade de palavras ou finalizar uma lição. De nada adianta estudar sem planejamento.
Pratique: Escute músicas acompanhando a letra e assista filmes no idioma estudado. Comece com as legendas e depois deixe só o áudio. Use aplicativos de conversação para falar com nativos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação