Esportes

Conheça as cinco melhores praias para Surf do Brasil; duas são na Bahia

Brasil tem se tornado referência no surf mundial e nomes como Gabriel Medina e Mineirinho fizeram o país ganhar a expressão Brazilian Storm

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O Brasil tem se tornado referência no surf mundial. Nomes como Gabriel Medina e Mineirinho, campeões mundiais, chamaram atenção para o esporte no Brasil que nos rendeu a expressão 'Brazilian Storm' - tempestade brasileira. Pensando no potencial das praias no Brasil, a marca Stella Barros listou as cinco praias ideais no país para os praticantes de surf.


Ondas de Fernando de Noronha:

Fernando de Noronha é um paraíso natural em terras brasileiras. A praia Cacimba do Padre, localizada no arquipélago pernambucano, é considerada o Havaí brasileiro e tem mar com tubos rápidos. Para os amantes do esporte, os consultores indicam que a temporada vai de dezembro até abril. Os consultores da Stella Barros sugerem roteiro de viagem de três noites na Pousada Zé Maria com café da manhã e translado do aeroporto. Outra opção para quem quer conhecer a ilha é se hospedar na pousada Maravilha e relaxar nos bangalôs depois de um dia apreciando a natureza.


Surfe em Florianópolis:

Florianópolis, em Santa Catarina, possui praias excelentes para a prática de surfe. A praia Brava possui ondas que chegam a até dois metros e meio de altura. Os ventos, que influenciam na formação da onda, vão de noroeste a sudoeste. A praia dos Ingleses, localizada no norte da ilha, tem ondas mais calmas que são propícias para os iniciantes. O destaque fica mesmo para a praia do Rosa, com ondas que chegam a até 3 metros. Descoberta pelos surfistas Hippies da década de 70, a praia de ondas constantes é palco de campeonatos o ano inteiro. Os consultores da Stella Barros indicam um roteiro de três noites no hotel Quinta do Bucanero, que tem visual para a praia do Rosa. Se a ideia é estar em um hotel mais luxuoso, os consultores apostam no Costão do Santinho Resort e Spa, onde o visitante está livre para dar um mergulho no mar ou em uma das piscinas do complexo.


Natureza e mar na Bahia I:

A Praia do Forte, na Mata de São João na Bahia, é um dos pontos mais procurados pelos surfistas; suas ondas, formadas pela quebra no fundo de coral do mar, são reconhecidas mundialmente. Também conhecida como a Polinésia brasileira, a natureza desta praia agrega ao visual paradisíaco. Os consultores indicam que o melhor horário para surfar é na maré baixa. O roteiro sugerido pelos consultores da Stella Barros é de três noites no Iberostar, em sistema de All Inclusive.


Juventude, pranchas e natureza em Pernambuco:

Maracaípe, conhecida também como "Maraca" pelos pernambucanos, é uma praia que sedia diversos campeonatos de surfe nacionais e internacionais. Com as melhores ondas de Pernambuco, a praia atrai um público jovem que gosta de praticar o esporte e depois aproveitar os bares e restaurantes do local. As águas claras e fortes são o convite para qualquer amante da prática do surfe. Os consultores da Stella Barros oferecem roteiro de três noites de hospedagem no Nannai Resort & Spa para um momento de relaxamento em um bangalô depois de um dia cheio de ondas.


Recanto natural e ondas fortes na Bahia:

O estado baiano também possui outra praia que pode render boas manobras no mar. A praia Havaizinho tem muita riqueza natural com toda a sua extensão repleta de coqueiros e recifes. As ondas desta praia, de água esverdeada e areia fina, são fortes e formadas em misturas de Groundswells, resultado dos ventos na superfície do oceano distantes da costa, e Windswells, ondas que resultam do vento próximo à praia. Os consultores da Stella Barros apostam no roteiro de três noites no hotel Txai com meia pensão inclusa.