Caminhos da Bahia

Conheça as quatro principais praias da Ilha de Itaparica

A Ilha de Itaparica, a maior da Bahia, ainda reserva bons momentos de diversão, tranquilidade e natureza intocável

Tatiane Sacramento (tatiane.sacramento@portalibahia.com.br)
- Atualizada em
Ilha de Itaparica, a maior da Bahia

Bem pertinho de Salvador, um dia pode bastar para curtir ao menos uma das praias da Ilha de Itaparica. Elas, Ponta de Areia, Manguinhos, Ponto de Santo e Gameleira, já foram muito utilizadas pela classe média alta de Salvador para curtir as férias em suas casas de veraneio. Muitos dessas casas foram vendidas, desfeitas ou abandonadas, mas o lugar ainda reserva belezas incríveis e ainda leva o status de um dos destinos mais visitados da Baía de Todos os Santos. Vale a pena, afinal é logo ali, pertinho da capital. 
Começando por Ponta de Areia, praia de águas mansas é ainda é um dos principais destinos do turismo baiano. É point de saveiros, escunas e que durante o verão aportam na praia em busca de diversão. O lugar conta ainda com barracas que apostam na culinária local para encantar os visitantes. 
Outra pedida é a enseada de Manguinhos. No lugar ainda se preserva águas limpas e quentes e uma opção adequada para o  mergulho e outros esportes náuticos. A estrutura é mínima e é interessante para quem quer fazer piqueniques.
Um lugar também privilegiado é o Porto de Santo. Isso porque o lugar é adequado para a prática de esportes náuticos em todas as marés. O lugar é praticamente deserto também e tem um vegetação predominante de mangue, próxima onde se atracam os ferry-boats.
Outra praia famosa na região é a Gameleira e suas águas mornas e calmas. Ela é adequada tanto para o banho, quanto para a prática de esportes náuticos. Faz parte de um vilarejo que leva o mesmo nome e lá se pode experimentar os petiscos da região, além da praia apresentar boas condições para a pesca de linha.