Saúde

Conheça nove sintomas que podem indicar dependência de internet

A psicóloga Luciana Nunes indica avaliação profissional para um diagnóstico preciso

Agência O Globo

Como saber se o seu filho está dependente da internet? Uma lista de nove sintomas, apontados pela psicóloga Luciana Nunes, pode ajudar. Luciana é fundadora do Instituto Psicoinfo e se dedica a trabalhar na conscientização de pais e responsáveis nas atividades digitais de crianças e jovens.

"Há duas situações diferentes: abuso e dependência. O abuso é pecebido naqueles casos em que a pessoa não sai do celular, por exemplo, o que faz com que os outros estejam sempre reclamando, pedindo mais atenção. Já a dependência envolve comprometimento afetivo, social, profissional. É necessária uma avaliação profissional de um psicólogo para o diagnóstico", enfatiza.


"Ficar atento aos sinais é muito importante para buscar ajuda, caso necessário. Se a pessoa apresentar cinco dos nove sintomas do quadro abaixo, é bom ficar alerta. Se o jovem já apresentar comprometimento escolar; afetivo (como isolamento da família) e social (optando por não encontrar amigos presencialmente para ficar on-line), ele pode ter um potencial estado de desenvolver TDI (Transtorno de Dependência a Internet)", explica a psicóloga.

Confira os nove sintomas:

1. Necessidade contínua e crescente de utilizar a internet como forma de obter a excitação desejada.

2. Comprometimento nas articulações motoras utilizadas na digitação.

3. Mentir para familiares e pessoas próximas com o intuito de encobrir a extensão do envolvimento com as atividades online.

4. Sensação de estar vivendo um sonho durante um período prolongado na internet.

5. Comprometimento social e profissional.

6. Irritabilidade quando se tenta reduzir o tempo na internet.

7. Utilização da internet como forma de fugir de problemas ou de aliviar sentimentos de impotência, culpa, ansiedade ou depressão.

8. Preocupação constante com a internet quando está off-line.

9. Falta de interesse em atividades fora da internet.