Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

Confira a tabela e analise o que consegue reduzir para ter uma grata surpresa nas próximas faturas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Em 2007, a Eletrobras apresentou resultados de um estudo sobre hábitos de consumo de energia que abrangeu dados residenciais. A 'Pesquisa de Posse de Equipamentos e Hábitos de Consumo' levou a conhecimento público informações importantes como os grandes 'vilões' dos gastos e o que precisaria mudar no dia a dia dos brasileiros para alcançar um consumo energético mais consciente. Mesmo passados oito anos, os dados continuam atuais.


Apesar de mostrar que o eletrodoméstico mais presente nos lares brasileiros é a televisão, o responsável pela maior fatia do gasto de energia de uma casa é o chuveiro elétrico. Enquanto assistir TV (100 W de potência) durante cinco horas por dia consome pouco mais de 15 kWh, tomar 32 minutos de banho por dia, com chuveiro elétrico (4000 W de potência) consome 64 kWh. Usar demasiadamente o ferro de passar roupas e o ar condicionado também gera custos bem mais altos no fim do mês.


Para fazer uma melhor administração do consumo de energia, é importante que todos os moradores de uma residência saibam quanto os principais aparelhos elétricos gastam. Confira a tabela abaixo e analise o que consegue reduzir para ter uma grata surpresa nas próximas faturas!


*Com informações da Eletrobras e Coelba