Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Conheça o trabalho de um vereador e saiba como elegê-los

Para eleger um membro da câmara municipal é preciso que, além do político, a legenda do seu partido também receba um número significativo de votos

• 09/08/2012 às 8:31 • Atualizada em 03/09/2022 às 15:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Nas eleições que acontecem neste ano, brasileiros de todos os estados irão eleger, além de um prefeito, um número de vereadores compatível com o número de habitantes do seu município de origem. Em Salvador, 43 vereadores serão nomeados no dia 7 de outubro, mas para eleger um membro da câmara municipal é preciso que, além do político, a legenda do seu partido também receba um número significativo de votos.
O voto em um determinado candidato será somado ao de outros candidatos do mesmo partido político.
Se seu voto for somente na legenda, ele será somado aos votos dos candidatos que pertencem àquela legenda. Entram na contagem também, os candidatos que pertençam a um partido coligado com o escolhido pelo eleitor.
O partido político que não atingir um número mínimo de votos não receberá nenhuma cadeira na câmara de vereadores.
Se seu voto for nulo ou em branco, ele não terá nenhuma serventia na distribuição do cargo.
Assim, é necessário saber quantos votos cada partido ou coligação, recebeu. A partir daí os votos de todos os candidatos que disputam por um partido serão somados aos votos que a legenda recebeu, fazendo com que o sistema eleitoral utilizado nas eleições para Câmara dos Vereadores seja proporcional. Depois de eleito, os componentes da Câmara de Vereadores passam a ter um série de atribuições. Como membro do Poder Legislativo, o vereador tem como principal função, propor leis de proteção em benefício da sociedade, fiscalizar as finanças do município, além de manter o controle externo do Poder Executivo Municipal, principalmente quanto à execução orçamentária ao julgamento das contas apresentadas pelo prefeito. O mandato de um vereador tem duração de quatro anos, podendo ser reeleito por diversas vezes. Veja também: Saiba quais são as obrigações de um prefeito e prepare-se para o voto Confira todas as notícias sobre as Eleições 2012 Benefícios Além do salário de R$10.400, o mesmo valor pago ao prefeito, os parlamentares recebem uma verba de gabinete para o pagamento dos salários de seus assessores diretos, além de verba indenizatória, auxílio paletó, auxílio alimentação, auxílio gasolina, e todo o suporte de suprimentos para o gabinete. Como eles devem morar nas cidades em que trabalham, os vereadores não recebem auxílio moradia. O salário dos membros da Câmara de Salvador é o 7º maior do Brasil. Por serem 41 parlamentares, o município desembolsa um valor mensal que ultrapassa os R$ 426 mil.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador