Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Conheça os benefícios da natação para bebês e crianças

Além de fazer bem à saúde e ajudar no desenvolvimento físico, a atividade ajuda na socialização dos pequenos

• 07/10/2015 às 14:33 • Atualizada em 01/09/2022 às 3:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Na era dos tablets e smartphones, brincadeiras como andar de bicicleta e jogar bola estão sendo deixadas de lado pelas crianças, o que faz com que os pequenos pratiquem menos atividades físicas. Por isso, os pais devem estar atentos desde cedo à inclusão dessas atividades na rotina das crianças, pois, além de fazerem bem à saúde, elas estimulam o desenvolvimento neurológico e as habilidades motora.
A natação é uma boa opção de atividade tanto para bebês quanto para crianças e, além dos benefícios oferecidos pelos exercícios físicos em geral, ainda auxilia no desenvilvimento do sistema cardiorrespiratório e imunológico. "Um dos objetivos da natação para bebês também é aumentar a socialização dos praticantes através de atividades lúdicas e brincadeiras apropriadas", explica o educador físico e fisioterapeuta Anderson Azevedo, que coordena o setor de Acqua e Kids da Academia Infinity.
E começar a praticar exercícios desde cedo é importante. "Na infância, a criança tem muita facilidade de aprender, por isso, quanto mais estiverem expostas a estímulos motores diferentes, melhor será sua memória motora, menos ela se machucará, melhor destreza em habilidades esportivas especificas na fase da adolescência e adulta”, diz Anderson. A dinâmica das aulas acompanha o crescimento dos alunos. O objetivo com os bebês é ajudar com a adaptação ao meio líquido e iniciar os fundamentos dos nados, enquanto as crianças têm aulas mais lúdicas, com brincadeiras educativas, para que aprendam a nada brincando. "Se a criança não sente prazer em fazer algo, ela não faz. Por isso, todas as aulas são lúdicas, utilizando de brincadeiras e materiais para chagarmos ao objetivo que é ensinar a criança nadar", completa.
Para que elas consigam aproveitar os benefícios dos exercícios, é preciso praticar com frequência. "Temos que praticar pelo menos uma hora em uma frequência mínima de duas vezes na semana", diz Anderson. E, segundo ele, os pais estão cada vez mais atentos a isso. "Os pais também estão percebendo que a cada dia as crianças estão mais jogadas e entregues ao modismo da tecnologia, tornando-as assim cada dia mais sedentárias. Com isso, a procura das atividades físicas para o publico infantil aumentou muito", observa.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes