Comportamento

Conhece o 'efeito Sílvio Santos'? Saiba o que é e como ele pode te ajudar

Palestrante destaca passos para atrair mais seguidores nas redes sociais

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Com a quarentena provocada pela pandemia do coronavírus, assistir lives virou um programa habitual. Por outro lado, a vontade de produzir o próprio conteúdo pode surgir e, para isso, é preciso se planejar da melhor forma. É o que explica Tathiane Deândhela.

A palestrante internacional e especialista em produtividade, marketing, negociação e liderança conta que usa quatro passos iniciais para ter sucesso em uma live, além de sete etapas para desenvolver um roteiro. Confira as dicas:

  1. O contato visual direto é uma forma de reforçar seu argumento. Portanto se estiver fazendo a live pelo computador, olhe para a câmera. Se tiver fazendo pelo celular, olhe nos seus próprios olhos. “Essa estratégia passa a impressão de que você está olhando para os olhos das pessoas e, portanto, passa credibilidade”, afirma Deândhela.
  2. Use linguagem coloquial, como se fosse um bate-papo com um amigo. Quanto mais natural, mais agradável fica a live.
  3. Desenvolva conteúdos interessantes e que chame a atenção do maior número de pessoas.
  4. Faça um roteiro, com anotações em tópicos prontos para te guiar durante a live. “Eu desenvolvi os 7 passos para a elaboração do roteiro que faz total diferença na condução da live”, explica Deândhela.
  • O primeiro passo é chamado Efeito Silvio Santos, ou seja, é importante interagir com as pessoas logo na abertura da live, incluir um fundo musical animado (somente um trecho da música) e dar boas-vindas com o objetivo de valorizar e reconhecer o tempo que as pessoas estão investindo na sua live.
  • O segundo passo é falar o Tema da Live e ir revelando aos poucos o passo a passo do conteúdo. “É importante fixar o tema da live e repetir ao longo da transmissão o tema para aumentar a retenção”, ensina a especialista.
  • O terceiro passo é chamado de Momento da Inspiração. “A proposta é a de falar uma frase, uma história, um poema ou uma metáfora que tenha relação com o conteúdo, com o objetivo de atingir o lado emocional e gerar uma reflexão”, explica Deândhela.
  • O quarto passo é o Conteúdo Prático. “Geralmente eu uso a estratégia dos passos, para deixar uma comunicação mais assertiva, envolvente, inspiradora e didática, que ajuda a organizar as ideias e o conteúdo, além de gerar expectativa e segurar a audiência”, afirma Tathiane.
  • O quinto passo é a Chamada para a Ação. “Neste momento eu gosto de chamar as pessoas para o desafio de compartilhar, escrever o que entenderam, enviar dúvidas, mandar sugestões, por exemplo. A interação do público é muito importante e transformar a live em um bate-papo dinâmico pode enriquecer a conversa e atrair mais pessoas”, ensina Deandhela.
  • O sexto passo é o Recado Final. “É o momento de agradecer, falar sobre novidades, chamar para outras lives, pedir sugestões de temas, enviar brindes entre outros. É a hora de fidelizar o seu público”, afirma a especialista
  • O sétimo e último passo é a Despedida. “Agradecer a atenção, elogie as perguntas enviadas, a interação do público, leia os comentários em voz alta, faça com que as pessoas se sintam valorizadas”, diz Deândhela.