Arte e Decoração

Consultora de etiqueta dá dicas para receber hóspedes

Claudia Matarazzo listou sete conselhos para que tudo corra bem

Agência O Globo
- Atualizada em

Época de festas e férias também é tempo de receber hóspedes em casa, pensar na organização e em alguns detalhes faz a estada melhor para todos. A jornalista e consultora de etiqueta Claudia Matarazzo nos ajuda com dicas para que tudo dê certo.

Foto: reprodução / Shutterstock
1. Faça um pequeno guia

Se o visitante não conhece a cidade e vai ficar sem sua companhia para os passeios, é simpático deixar algumas dicas por escrito. Listar opções de restaurantes e lojas, explicar como funciona o transporte e outros pormenores são atitudes eficientes e acolhedoras.

2. Explique a rotina


Muita gente acha deselegante impor regras quando se recebe um hóspede. Mas não é bem assim. Ele precisa saber como funciona a rotina da casa, ainda mais se estiver num período em que o dono esteja trabalhando. São informações que farão com que tudo corra bem durante a estada.

3. Fique de olho nos detalhes


Alguns confortos são fundamentais para o quarto que vai receber a visita. Providenciar uma jarra de água e copos, assim como cabos e extensões (já que tudo hoje em dia é eletrônico) é essencial. Ele vai gostar bastante, também, se encontrar um vasinho de flores no aposento. É um mimo que agrada a todos.

4. Converse sobre refeições

É de bom tom perguntar se o hóspede tem alguma restrição alimentar, como também informar como é a dieta da família, se ele for ficar por um período longo. Assim, ele fica preparado para procurar outras opções.

5. Atenção com o ar

Deixe seu amigo à vontade para regular a temperatura do ar-condicionado. Ele pode sentir mais frio ou calor que você e não merece ficar desconfortável. Dê liberdade também para que ele veja TV quando quiser. Mas não o obrigue a assistir aos seus programas preferidos.

6. Faça cópias da chave

Se você convidou uma pessoa para uma temporada na sua casa, supõe-se que haja confiança e uma certa intimidade entre vocês, certo? Portanto, dê uma cópia da chave da porta de entrada. Facilita para todos.

7. Pegue leve

Às vezes, com a melhor das intenções, enchemos a agenda do hóspede de programas. Vá com calma. É importante que ele tenha liberdade para sair sozinho, sem compromissos. Tanto o visitante quanto o dono da casa precisam “respirar”.