Fitness

Contagem regressiva: os procedimentos eficazes para ficar em forma antes do carnaval

Ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo com procedimentos a jato

Agência O Globo

Se você ainda não está com aquele shape de Globeleza e quer entrar em forma para o carnaval, saiba que ainda dá tempo de ficar em forma e com saúde. Convidamos a nutricionista Orion Araújo e a dermatologista Bruna Bravo a criarem um programa de duas semanas que inclui tratamentos e dieta. Confira:


Duas semanas antes

Tratamento com alma prime: indicado para tratar flacidez, gordura localizada e contorno corporal, esse ultrassom quebra as células de gordura, realizando uma lipoaspiração não invasiva, e, ao mesmo tempo, tratando a flacidez da pele. Número de sessões necessárias: normalmente, recomenda-se um mínimo de seis sessões, com intervalo de 5 a 10 dias entre elas. Mas, segundo a dermatologista Bruna Bravo, esse número já é suficiente para que a paciente obtenha bons resultados para o Carnaval. Isso porque, logo depois da primeira, é possível ver a diferença entre o antes e o depois.

Dieta: segundo a nutricionista Orion Araújo, o cardápio deve incluir alimentos que aumentem a energia. Essa é uma fase em que o corpo estoca glicogênio (reserva de energia) para garantir um carnaval com muita disposição. Ao fazer grandes restrições alimentares, como dieta líquida ou retirar o carboidrato da alimentação, o corpo vai ficar fraco e cansado. Ela alerta que a pessoa ainda corre o risco de adoecer devido a uma baixa da imunidade pela falta de nutrientes ofertados.

Abaixo, ela sugere o que comer ao longo do dia:

No café da manhã, aposte em fruta ou água de coco natural, pois são alimentos fontes de vitaminas, minerais, fibras, líquidos e antioxidantes, nutrientes essenciais na eliminação de toxinas e que ajudam na hidratação. Para acompanhar, inclua também uma fonte proteica, como ovo ou queijo magro (cottage, ricota) ou pasta de grão de bico... São alimentos que garantem saciedade e reduzem ansiedade e compulsão alimentar. Para fechar o café, invista no macronutriente mais importante, que é o carboidrato. Opte sempre por aqueles de absorção lenta, como pão integral, raízes (inhame, batata ou aipim) ou aveia, pois são esses ingredientes que vão fornecer energia ao longo do dia e garantir disposição total durante a preparação para a folia. Com essa combinação de macro e micronutrientes, é possível garantir um aporte energético adequado e uma nutrição balanceada.

Nas grandes refeições, como almoço e jantar, inclua verduras e legumes, proteína (frango, ovo, carne, peixe, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) e carboidrato (arroz integral, batata doce, inhame, massa integral). O equilíbrio desses nutrientes é o que precisamos para nutrir o corpo de forma saudável e evitar o risco de ter hipoglicemia (queda de açúcar) e hipotensão (queda de pressão) durante o dia. Até porque não adianta fazer restrições severas na alimentação durante essa época de gasto energético alto, já que o corpo fica fraco e a pessoa fica sem disposição para trabalhar, fazer atividade física e curtir a folia quando o carnaval chegar.

Uma semana antes

Tratamento com radiesse: substância injetável, produzida à base de hidroxiapatita de cálcio, presente no organismo e, portanto, sem riscos de incompatibilidade ou sensibilidade. O Radiesse estimula a produção de colágeno e traz excelentes resultados para combater flacidez na coxa, braço e até no pescoço. Isso porque melhora a qualidade da pele e surte um efeito lifting. Além disso, é bastante eficaz contra a celulite, já que preenche a depressão que causa o efeito “casca de laranja”. Segundo Bruna, o ideal que sejam feitas entre duas e três sessões por área, com intervalo mensal entre cada uma. Como já se nota um ótimo resultado logo depois da primeira sessão, a dermatologista diz que a paciente pode fazê-la até três dias antes do carnaval.

Dieta: Nessa etapa, é fundamental reforçar a hidratação com água de coco natural, suco de frutas e muita água para evitar desidratação, alerta Orion. "Reforce o consumo de alimentos fontes de carboidratos complexos, como frutas, batata, inhame, aipim, aveia, arroz integral... Esse macronutriente é o que garante energia rápida para o corpo se manter disposto e alegre ao longo do dia". Ela explica que o grande vilão é, na verdade, o consumo de carboidrato simples/refinados, encontrados em pães, doces e massas. Nesse período, também evite frituras, doces, refrigerantes, molhos com maionese e bebida alcoólica, que são ingredientes que dificultam a digestão, favorecem ganho de peso, pioram edema (inchaço) e ainda podem causar desconforto gástrico.