Arte e Decoração

Cores, estampas e materiais: confira as tendências no design em 2020

O conceito “menos é mais” deve nortear as escolhas na hora de decorar

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Gosta de acompanhar as tendências de decoração? Se sim, já pode se preparar para investir no conceito  “menos é mais” na hora de decorar em 2020. Segundo alguns estudos e pesquisas, nesta nova década que se inicia haverá uma predisposição maior a ambientes que representem o minimalismo, o essencial e não os excessos.

Esta tendência poderá ser observada nos menores detalhes, em materiais como os revestimentos. “Em banheiros e cozinhas, os de grande formato vão perder espaço mais uma vez para os menores, como pastilhas e azulejos, criando um mix de texturas e matérias em um só ambiente. As possibilidades são diversas”, conta a arquiteta e urbanista Luciana Paraiso, uma das parceiras da loja de móveis e decoração Novo Projeto, em Salvador. Além disso, para ela, materiais orgânicos relacionados à natureza, com tons ricos, mas sutis, que lembram o mar e a floresta, por exemplo, continuarão em alta para 2020.

Foto: divulgação
A Pantone, consultoria norte-americana conhecida por eleger as nuances que prometem influenciar os segmentos de beleza, moda e design, apresentou a cor Classic Blue como hit para 2020. Inspirada no azul escuro do céu ao entardecer, este tom pode trazer ainda mais elegância quando aplicada ao ambiente. “É uma cor bastante versátil, fácil de combinar com outras texturas e acabamentos. Quem quiser incorporar toda a paz e tranquilidade da cor Classic Blue à decoração da sua casa ou escritório, encontrará tons bastante similares em móveis da nossa loja, como a poltrona Miss no Name, criação do designer Ále Alvarenga para a Gold Line Mobiliário”, comenta a sócia da Novo Projeto, Christianne Peleteiro.

Porém, independentemente das tonalidades escolhidas para se usar nos ambientes, o que vem com força total mesmo no novo ano são espaços monocromáticos. “A única tonalidade reinará absoluta! As combinações de tom sobre tons vão da parede, teto, piso, móveis, tapetes até almofadas e adornos. Além disso, como complemento no décor de diversos ambientes, as estampas com listras continuarão com tudo, porém com padrões desconstruídos, de formas irregulares, interrompidas e poderão ser usadas nas almofadas, tapetes, quadros, cortinas e painéis ou papéis de parede”, conclui Luciana.