#todosjuntos

Coronavírus: Saiba como 'visitar' museus de Salvador sem sair de casa

Na capital baiana, ao menos três museus abriram suas portas virtualmente

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Shows, escolas, cinemas, museus. Por conta da proliferação do coronavírus, os estabelecimentos fecharam as portas e as pessoas se recolheram em casa. Em tempo de quarentena, uma opção encontrada por museus de Salvador - e do mundo todo - foi disponibilizar tours em 360º gratuito para os visitantes online. Na capital baiana, ao menos três museus abriram suas portas virtualmente. Em outros países, os principais museus do mundo, como Louvre e Vaticano, também disponibilizaram esse tipo de visita.
Foto: Divulgação / Santa Casa da Bahia
Confira:
Museu de Arte Moderna (MAM)
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), que está fechado, em princípio, até o dia 15 de abril, disponibilizou a opção de tour virtual das obras gratuitamente.
No tour virtual, é possível conhecer duas exposições que estão na Capela e no Casarão do MAM. As exposições reúnem 28 fotógrafos e dois artistas plásticos num total que quase 80 obras. Além do tour pelas exposições, o visitante também poderá ver um dos cartões postais de Salvador: o por do sol no MAM. A ideia é proporcionar para você uma forma de sair de casa, sem sair de casa.
Para acessar o tour, clique aqui
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia lançou um tour virtual 360º para o período de quarentena. Por conta do coronavírus, o museu está fechado e o tour trás oportunidade de conhecer o local sem sair de casa. 
Promovido pelo IGHB, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o tour foi produzido pelo Bahia View 360, com fotos captadas por Henrique Muccini, e mostra as principais instalações do Instituto, com curiosidades sobre o seu acervo. O público terá a oportunidade de visitar a Hemeroteca (coleção de jornais), Biblioteca Ruy Barbosa, Arquivo Histórico Theodoro Sampaio, Salão Nobre, Museu, além da famosa vista da Cúpula, com imagem geral do Centro da Cidade do Salvador.
Para acessar o tour, clique aqui.
Museu da Misericórdia
Gratuita, a ferramenta está disponível no site do museu e pode ser acessada via celulares, tablets e computadores. O roteiro tem início na Rua da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador, e abrange todos os salões e alas do espaço cultural com a geração de imagens em 360º. Ao clicar em ícones, o visitante tem informações sobre as obras e elementos artísticos que compõe o acervo formado por mais de 3.800 peças.
Para acessar o tour, clique aqui.
No mundo
Alguns dos principais museus do mundo também passaram a disponibilizar tours online gratuitos por conta da pandemia. 
A Galeria Uffizi, em Florença, conta com dicas de seus curadores para visitação virtual de parte de suas coleções. 
O Museu do Prado, em Madri, conta com uma página especial para explorar as coleções.
O Louvre, também fechado por tempo indeterminado, conta com uma vistitação virtual em suas salas e galerias.