#todosjuntos

Coronavírus: Serviços oferecem apoio emocional e psicológico online e gratuito

Avanço do novo coronavírus no Brasil tem mexido com a saúde mental de diversas pessoas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O avanço do novo coronavírus no Brasil tem mexido com a saúde mental de diversas pessoas, em sua maioria em isolamento social e seguindo orientações das autoridades de saúde do país e do mundo. Como o momento delicado, psicólogos e grupos oferecem serviço online e gratuito de psicologia.

Em Salvador, o Núcleo de Promoção à Saúde do INTS resolveu oferecer atendimentos psicológicos online e gratuito à população. As pessoas que estiverem com alguma dificuldade por causa desse momento devem enviar uma mensagem para o WhatsApp (71) 99652-5298 de segunda à sexta-feira no horário de 08h às 17h, para marcação da consulta. Os profissionais irão atender pessoas confinadas que estejam com quadro de ansiedade e angústia causados pela pandemia do covid-19.

Outra iniciativa semelhante, mas em São Paulo, é do portal Psicologia Viva. O site está disponibilizando atendimento psicológico online gratuitamente para residentes do Estado durante a quarentena. A plataforma permite que o usuário converse com psicólogos autorizados com sigilo, comodidade, facilidade e segurança.

Um algorítimo auxilia na escolha dos profissionais, que são licenciados pelos conselhos regional e federal de psicologia. Esse benefício é válido até 31 de março e, para agendar uma consulta online, basta acessar o site oficial do Psicologia Viva e preencher um cadastro com nome, e-mail e horário de preferência.

A Chave da Questão

O site oferece acolhimento terapêutico online, com foco no restabelecimento do equilíbrio e da felicidade. Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH) que não tem local, nem hora certa para acontecer. É um local de escuta com o mínimo de intervenções para poder orientar.

Formado por cinco profissionais, o gupo responde às questões por inbox no Instagram, no Facebook e no chat do site.

Apoio aos profissionais

O Hospital Prohope, em Salvador, deixou uma psicóloga à disposição dos médicos, enfermeiros e outros profissionais que precisem de suporte para lidar com o momento de crise na saúde mundial. 

Izabela Andrade é psicóloga e o nome à frente do serviço na unidade de saúde. Ela atua no setor de Recursos Humanos do Prohope, e alerta que será um trabalho de escuta e acolhimento: “Nesse momento de incerteza e insegurança, que todos nós estamos vivendo, o hospital decidiu dar esse suporte para o colaborador, através de uma escuta terapêutica e focada. Nossos colaboradores, principalmente os assistenciais, merecem um olhar cuidadoso para que eles possam enfrentar todos os desafios de forma menos traumática”.

Além disso, a unidade também buscou auxílio de outros psicólogos para formar essa rede de apoio psicológico aos profissionais de saúde. Felipe Mendes, Marie Kichise e Paulo Maciel vão atuar de forma online dando suporte aos colaboradores do hospital. “Agora e mais do que nunca os profissionais da saúde merecem e devem também ser cuidados para que possam prestar o melhor serviço que os pacientes merecem”, diz Izabela.