Dia das Mães

Cozinha é família: conheça a história da mãe e cozinheira Kátia Najara

Kátia acredita que as mães criam os filhos para o mundo

Isadora Sodré (isadora.sodre@redebahia.com.br)

Cozinha é família: é assim que a cozinheira Kátia Najara, de 50 anos, define o seu principal ofício atualmente, mas isso não quer dizer que ela segue os padrões e moldes de uma sociedade convencional. Mãe de Bento Alves, de 15 anos, a empresária dona do Pitéu - Cozinha Afetiva  conta que a sua carreira começou no mundo da arte e da cultura, mas cozinhar sempre foi algo que amava fazer.

Além de aprender algumas refeições com a mãe, Bento ajuda no lado tecnológico do Pitéu. (foto: Divulgação)
Na contramão do que é convencional e dentro da sua personalidade autêntica, criativa e instintiva, Kátia engravidou aos 35 anos. Durante todo o tempo, contou com a presença incondicional do pai de Bento no dia a dia, com quem foi casada durante sete anos e mantém um relacionamento de amizade até hoje.

Quando Bento tinha apenas cinco anos, Kátia fundou o Pitéu, essa empresa de culinária que oferece cursos, consultorias para restaurantes, jantares (na pré-pandemia) e  refeições congeladas. Kátia contou que tudo isso só foi possível diante de uma parceria com o pai de Bento.
Pitéu foi fundado há 10 anos (foto: Divulgação)
“Nós elaboramos um plano de rotina, eu morava perto do meu trabalho, a gente conseguiu desenhar o lugar e bento na nossa vida, o quarto dele, o dia a dia, coincidiu com esse equilíbrio financeiro, o trabalho fixo que eu tinha na época", detalhou Kátia.

Quanto às demandas  do trabalho e da maternidade, a cozinheira explicou que vai contra essa lógica que a mãe tem que ‘abraçar’ tudo e que as tarefas eram divididas entre ela e o pai de Bento.
Katia cozinhando em Mosteiro localizado em Catu (BA) (foto: Divulgação)
“Bento tem mãe e pai também. Precisamos acabar com essa ideia que a mãe é ter que ser para tudo. O pai do meu filho é meu parceiro, divide as tarefas comigo e hoje temos uma guarda partilhada, onde Bento decide onde quer ficar. Para mim tem que acabar essa imagem de mãe mártir que faz tudo. A gente acaba trazendo uma carga nas costas deste lugar de mãe sofredora, uma herança patriarcal que a gente reproduz sem nem refletir”, pontuou.

Filho e Mãe na cozinha
Quando a gente é criança, tudo vira mágica, ainda mais dentro da cozinha. “Quando ele era pequeno, tudo era maravilhoso.  Ele via a panqueca no  ar, o macarrão delicioso, ele vivia na cozinha se divertindo. Hoje ele entra mais pra comer e se virar”, disse Kátia.

Porém, diante da construção de planos para conhecer o mundo, Bento tem cada vez mais se interessado pelo universo culinário  para se virar quando for morar em outros países. “Ele já faz o básico e sabe se virar, mas tem colado ainda mais comigo para aprender outros pratos do dia a dia”.
Kátia e Bento sempre unidos (foto: Divulgação)

Kátia disse ainda que, além de estar sempre junto da mãe nos momentos em que ela cozinha e trabalha, ele ainda ajuda com a parte tecnológica do negócio. “Ele é muito parceiro e não só me acompanha, como me ajuda com as redes sociais e com outras plataformas digitais. Ele curte muito ter uma mãe empreendedora, cozinheira, que sai nos jornais…”, ressaltou Kátia.



Quanto ao lugar de ser mãe, a proprietária do Pitéu pontuou que ela está criando Bento para o mundo. “Eu acho que maternidade é amor e desapego na mesma proporção, no sentido de ter uma consciência total que eu não estou criando aquele filho pra mim. Ele não me pertence, ele veio pelo meu ventre, é meu filho, tem meu sangue, mas ele veio para o mundo”.

Sugestões de presentes para mães cozinheiras

  • Panelas, talheres, facas, fogão, coifas e outros utensílios de cozinham podem ser encontrados no site da Tramontina.
  • Pratos decorados, jogo americano, bowls, travessas e até mesmo facas profissionais podem ser compradas no site da Camicado.
  • Além dos tradicionais itens de cozinha com estampas personalizadas, a TokStok também oferece opções de mesas, cadeiras e armários para compor o cômodo. Os produtos podem ser encontrados através do site.
  • Todo mundo gostaria de ganhar um fogão, uma geladeira, um freezer... Você pode escolher esses itens no site da Magazine Luiza  e dar de presente no Dia das Mães