Arte e Decoração

Cozinha ideal: veja seis dicas para deixar o cômodo lindo e organizado

Designer de interiores mostra maneiras de melhorar o ambiente como um todo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Você já olhou para sua cozinha e achou uma verdadeira bagunça? Seja na disposição dos objetos e eletrodomésticos, na organização interna da geladeira ou na preocupação com a forma de guardar os alimentos, ter uma cozinha agradável, linda e organizada é fundamental para que as coisas funcionem melhor na rotina corrida.

O designer de interiores Henrique Freneda separou uma lista de seis dicas para arrumar melhor a sua cozinha, desde detalhes perceptíveis à primeira vista até aqueles que podem até passar batido no dia a dia, mas que fazem toda a diferença.

1. Circulação bem pensada

A primeira dica é planejar bem o espaço disponível. Vale criar um triângulo imaginário entre o fogão, a pia e a geladeira, posicionando cada um desses itens em uma das pontas do triângulo. “O objetivo é facilitar a mobilidade na cozinha, dispondo mobiliário e eletrodomésticos nos lugares certos”, recomenda Henrique. A distância total entre os três itens não deve ultrapassar 6 metros.

2. Somente o necessário

Essa dica, à princípio, parece boba, mas é essencial. Selecione e doe os itens que estão sem uso na sua cozinha. Potes sem tampas, várias tigelas de tamanhos parecidos e outros itens assim podem ser descartados. “Quanto menos acessórios, menor a possibilidade de haver bagunça”, indica Henrique Freneda.

O profissional também se refere aos alimentos da despensa – reserve um tempo para verificar a validade de tudo e jogar fora o que estiver vencido. Henrique aconselha analisar também cada gaveta, armário e todo cantinho da cozinha. “Dá trabalho, mas deixará o cotidiano mais fácil e leve”, afirma o designer de interiores.

Foto: GN Produtora

3. Escolha o seu método de organização

Arrume um local certo para cada item, pois isso vai lhe ajudar a encontrar tudo e simplificará a manutenção dos ambientes. Não desperdice o pé-direito e se possível aproveite os espaços aéreos com nichos e prateleiras. “A cozinha precisa ter os objetos à mão para facilitar a vida. Nada adianta ter um armário com panelas longe do fogão ou copos distantes do filtro”, exemplifica o profissional. Não existe uma regra de onde deve ficar cada item, mas algumas dicas são importantes, como deixar os copos juntos e organizar na fileira da frente os modelos mais usados. Pratos do dia a dia pedem um acesso mais fácil e aqueles dedicados aos dias de festas podem ficar nas prateleiras superiores.

Foto: Priscilla Paggiaro

4. Atenção redobrada

Quando estiver arrumando copos, taças e pratos que são delicados, vale ter muito cuidado para não trincá-los, isso porque não se deve empilhar mais de 16 pratos, por exemplo. A sugestão do profissional é: “Crie pilhas diferentes para os pratos de sopa, modelos rasos e etc. Os copos podem ficar de cabeça para baixo”, aconselha Henrique.

5. Organize a despensa

Nessa etapa, os alimentos vencidos já foram descartados. “Para o espaço dedicado à despensa ou ao armazenamento de alimentos, a dica é organizá-los por categorias. Separe o que servirá para o preparo de lanches e café da manhã do que será adotado em almoços ou jantares, por exemplo,” sugere. Esse cuidado vai simplificar a vida, já que não será preciso retirar tudo das prateleiras para achar um feijão ou uma bolacha.

6. Ordem na geladeira

O mesmo cuidado que você teve com armários, gavetas e prateleiras deve ter em dobro na geladeira. Retire tudo que estiver vencido e capriche na limpeza. “Uma visualização mais prática deixará a rotina mais prática e evitará desperdícios,” revela Henrique Freneda.

Sugestão para dividir a organização da geladeira:

  • Prateleiras superiores: guarde os alimentos que estragam com mais facilidade, como derivados do leite;
  • Prateleiras do meio: alimentos prontos;
  • Gaveta: frutas, verduras e legumes devidamente higienizados;
  • Portas: bebidas e temperos. Evite colocar ovos na porta, já que eles podem estragar com a mudança de temperatura na abertura da porta.